O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) lançou o edital de licitação, na modalidade concorrência, para a realização da obra do novo fórum de Maringá. O presidente da Corte paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto, autorizou a realização da obra durante um evento realizado nesta quarta-feira (25/01), em Maringá, com autoridades da região. O valor inicial da obra é de R$ 164 milhões.
Para o presidente do Tribunal, a obra aproximará o poder judiciário da população: “É motivo de alegria retornar à Maringá, porque eu tenho uma relação afetiva com essa cidade. O lançamento do edital dessa licitação para a construção desse fórum com mais de 40mil metros quadrados, com uma infraestrutura mais moderna, foi um desafio para nós, mas foi prioridade da nossa gestão. Esperamos com isso concluir essa aproximação do poder judiciário com a população.”
Reconhecimento
A União doou um terreno de, aproximadamente, 28.000m² para a realização do fórum. Serão mais de 40.000m² de área construída, com tecnologia construtiva de última geração e projetos sustentáveis, que contam com usina fotovoltaica em toda a cobertura do estacionamento e otimização de recursos como, por exemplo, a captação da água da chuva.
Segundo o juiz diretor do fórum dos juizados especiais de Maringá, Siladelfo Rodrigues da Silva, a justiça de Maringá ganhou um novo olhar: “Essa casa que foi edificada no início da década de 1980 e inaugurada em 1982, por décadas serviu para atender os jurisdicionados e abrigou os diversos serviços prestados à população. Esse prédio atendia uma população de aproximadamente de 180mil pessoas. Hoje, a nossa bela Maringá, foi reconhecida.”
O fórum de Maringá, que antes era fracionado em diversos edifícios locados, terá agora o foro central da comarca em 2 unidades de 9 pavimentos, abrigando as 23 varas judiciais. O novo fórum será localizado no Centro Cívico, atual largo Salgado Filho, defronte ao antigo Aeroporto Gastão Vidigal. (Do TJPR).