Suspeita de febre amarela fecha parques no litoral do Paraná

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que as Unidades de Conservação Estaduais do Litoral estarão fechadas para visitação por 15 dias, a partir desta quinta-feira (24). A determinação é uma precaução por conta da ocorrência de casos de febre amarela na região.

Quatro macacos foram encontrados mortos, terça-feira (22) no Morro do Macaco, em Antonina, o que acendeu o alerta para a possibilidade de casos de febre amarela na região, pela proximidade com São Paulo – o estado vizinho registrou 12 casos e seis mortes por febre amarela em janeiro de 2019.

Quanto às Estações Ecológicas, será permitida a entrada de pesquisadores com a apresentação da carteirinha de vacinação contra a febre amarela.

O IAP ressalta que os macacos não são vetores da febre amarela e sim vítimas. A morte deles é um alerta que ajuda a população a se prevenir.

Confira a relação das Unidades que estarão fechadas:
Parque Estadual do Boguaçu
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual do Palmito
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Rio da Onça
Parque Estadual das Lauráceas
APA Guaratuba
APA Guaraqueçaba
AEIT Marumbi

RECOMENDAÇÃO – O IAP também recomenda o fechamento das Unidades Municipais, Federais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

1 COMENTÁRIO

  1. …o que não alivia em nada o problema, já que o litoral é praticamente todo coberto por florestas, onde o vetor da febre amarela pode circular livremente. Não fica restrito só às áreas administradas (mal) pelo IAP. Sendo assim, se você circula por essas áreas arborizadas tenha a cautela de tomar a vacina antes. Se vai somente veranear nas praias não precisa se preocupar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui