STF pode abrir portas das cadeias hoje

São 11 os réus condenados em segunda instância na Lava Jato do Paraná, incluindo o ex-presidente Lula, que estão ameaçados de ordens determinando o início do cumprimento da pena. Outros seis réus já foram presos neste ano.

O ministro do Supremo Celso de Mello já disse que “é possível” que o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente na corte nesta quinta-feira (21) abra precedente.

Traduzindo o que disse Celso de Mello: se o STF decidir nesta tarde que condenados em segunda instância ainda podem continuar respondendo em liberdade, as portas das cadeias vão se abrir para às centenas no país inteiro – para criminosos da Lava Jato ou não.

Depois de Lula, o mais conhecido condenado em segunda instância que pode ir para a cadeia é o ex-ministro José Dirceu, que tinha sido solto em maio do ano passado. A pena dele foi fixada em 30 anos e nove meses de prisão, e ele recorreu. Seu irmão, Luiz Eduardo, e seu ex-sócio Julio César dos Santos, alvos do mesmo processo, receberam ordens de prisão em fevereiro.

As ordens de prisão de condenados em segunda instância na Lava Jato que estavam em liberdade só começaram em agosto do ano passado.

Foram presos o executivo Marcio Andrade Bonilho e Waldomiro de Oliveira, que trabalhava com o doleiro Alberto Youssef.

“A execução após a condenação em segundo grau impõe-se sob pena de dar causa a processos sem fim e a, na prática, impunidade de sérias condutas criminais”, comentou Sergio Moro à época, na decisão que determinou as prisões. Advogados de réus na Lava Jato têm criticado a medida.

1 COMENTÁRIO

  1. ContraPonto me poupe…não sou advogado mas ate as pedras da Rua XV sabem que o que esta valendo é o que esta escrito na CXonstituição sobre se vale a pena antes do trânsito em julgado, o que no Brasil não é a @!ª instãncia.

    Lembram de uma palavra chamada “casuísmo” ? Pois é… ao sabor da necessidade politica de inviabilizar o maior Lider da história do Brasil, faz-se de conta que o que está escrito, não vale. Pelo menos para o Lula.

    Azar se depois disso vem outras libertações. O moro devia ter trabalhado melhor. e a patota de Curitiba ter sido menos gananciosa e todos hoje com certeza estariamos diante de historias bem diferentes.

    Logo a manchete e mais da mesma campanha anti PT onde o ContraPonto tão docilmente endossou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui