Sancionada lei que fortalece o turismo no Norte Pioneiro

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O projeto de lei do deputado estadual paranaense Luiz Claudio Romanelli (PSB), que reconhece a Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi) como uma instituição de utilidade pública, foi sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD). Publicada no Diário Oficial do Estado, a proposição foi convertida na lei estadual 20.682/21.

“O turismo pode dar grande contribuição para a retomada da economia e merece toda a nossa atenção”, afirmou Romanelli nesta terça-feira, 31. “A Atunorpi é uma associação que trabalha em conjunto com os municípios da região para fortalecer o grande potencial turístico do Norte Pioneiro e esse esforço merecia ser reconhecido”.

Romanelli ressalta que o Norte Pioneiro reúne um leque de atrações que têm potencial para ampliar significativamente o número de turistas que já visitam a região. “Toda a nossa região conta com atrativos como cachoeiras, praias artificiais, morros, trilhas e fazendas centenárias”, sustenta o deputado. “Além disso, há roteiros estruturados de turismo rural e religioso”.

Segundo o deputado, a confluência de rios e reservatórios de hidrelétricas estimula muito a procura pela prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Além disso, existem opções para atividades radicais e de aventura, como rafting, canoagem, mergulho, trekking, asa delta, voo livre, paraglider e parapente.

“Todo o acervo de belezas naturais e históricas tem condições de gerar novas oportunidades de emprego e renda e atrair grandes investimentos para o Norte Pioneiro”, afirma Romanelli, destacando que a primeira unidade do grupo internacional Hard Rock Hotel está sendo erguida na região.

Além do título de utilidade pública para a Atunorpi, Romanelli também propôs uma lei que institui o Portal Turístico Ilha do Sol. A iniciativa, explica ele, é uma forma de criar uma marca para os produtos turísticos do Norte Pioneiro e visa beneficiar diversos municípios da região.

Atunorpi – Criada em 2015, a Atunorpi apoia as atividades, projetos e iniciativas do turismo, orienta e estimula as prefeituras a atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. “A lei permite que a organização possa acessar novos recursos públicos, estaduais e federais”, explica o deputado Romanelli.

Fazem parte da associação os municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Deixe uma resposta