Mesmo após o encerramento da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo, voltou a exibir as inserções do candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), que haviam sido ocupadas pela candidata Mabel Canto (PSDB), através de direito de resposta cassado. A devolução do tempo de TV ocorre após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tomada na última quinta-feira (3).
Mabel Canto utilizava seu espaço de TV no lugar de Aliel nos dois últimos dias, utilizando 28 inserções, que serão devolvidas agora na íntegra, nesta sexta (4) e sábado (5), ao candidato do Partido Verde.
Aliel comentou a decisão e reforçou que a justiça foi feita. “A verdade sempre vence a mentira. Nos foram devolvidos todos os tempos, onde estamos debatendo propostas e falando a verdade para as pessoas, sempre com humildade. É por isso que, nesses últimos dias, peço seu apoio. Chega das velhas famílias políticas. Agora, é uma nova cidade”, disse.
A Justiça entendeu que não houve qualquer descumprimento de regras nas propagandas de Aliel que haviam sido concedidas a Mabel Canto como direito de resposta. Ainda será julgado um direito de resposta ao candidato com relação ao espaço ocupado pela candidata por ofensas que ela teria proferido.
O Ministério Público já deu parecer favorável ao candidato PV que pode ter ainda nas próximas horas novas inserções incluídas na grade de programação da maior emissora de televisão do país.