O deputado Ricardo Barros (PP/PR) tem ocupado sua agenda nos últimos dias com o que mais gosta: articular apoios. Ele é um dos dez (até o momento) candidatos à presidência da Câmara num cenário que está cada vez mais fragmentado. Rodrigo Maia (DEM) vê sua condição de favorito esvaziar a cada dia com o crescimento da oposição.
Depois de adotar a postura inicial de conversar individualmente com os 512 deputados, o parlamentar paranaense, que é candidato independente, vem concentrando esforços também nos presidentes e líderes de partidos. Na terça esteve com o presidente do PSB, Carlos Siqueira e com o líder do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).
“Os partidos só vão se posicionar no último momento. A Câmara precisa nesse momento de alguém com articulação suficiente, capacidade e coragem de enfrentar. Para que nós tenhamos harmonia, independência e possamos dar as soluções aos problemas que a população apresenta”, afirma. O discurso tem sido o de defender “a retomada do protagonismo da Câmara”, “independência e harmonia entre os poderes”, “portas abertas da presidência” e “votação de pautas de interesse do país”.