Relatórios mostram gastos dos três senadores do Paraná nos seus mandatos

Dados oficiais do Senado Federal mostram, com base nos relatórios de Transparência e Prestação de Contas, os gastos dos três senadores paranaenses no exercício de seus mandatos desde o início da atual legislatura. Os senadores Flávio Arns (PSB), Oriovisto Guimarães (PSDB) e Sergio Moro (PL), gastaram R$ 3,7 milhões do dinheiro público em seus mandatos parlamentares, entre fevereiro de 2023 e junho de 2026. Por mês, mandatos custam R$ 82 mil aos cofres públicos, sem considerar os seus salários.

O valor considera gastos da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), conhecida como cotão. É uma verba indenizatória disponibilizada aos senadores para custear despesas exclusivas do mandato, por meio de reembolso de recibos ou débito automático. Entre essas despesas estão gastos com combustíveis, manutenção de escritórios e divulgação. Além disso, o levantamento também considera despesas extras custeadas diretamente pelo Senado, como diárias de viagens oficiais e emissão de passagens aéreas. O montante não inclui o subsídio mensal pago aos senadores, atualmente fixado em R$ 46.366,19, nem despesas com assessores parlamentares e outros benefícios custeados pela Casa.

Moro

Entre os três senadores, quem mais gastou até aqui foi Sergio Moro. Os gastos no período analisado somaram R$ 1.654.041,95, com R$ 711.357,11 despendidos apenas em 2025. O montante supera em mais de R$ 315 mil os R$ 1.338.663,09 gastos por Flávio Arns e é mais de quatro vezes superior aos R$ 379,4 mil gastos por Oriovisto Guimarães.

Os gastos de Moro representam praticamente metade de todas as despesas realizadas pelos três senadores paranaenses entre 2023 e 2026. Sozinho, o senador do PL foi responsável por 49% dos R$ 3,37 milhões consumidos pelos representantes do Estado em despesas custeadas pelo Senado.

A principal diferença entre Sergio Moro e os demais senadores aparece nas despesas relacionadas a viagens e deslocamentos. Entre 2023 e 2026, Moro utilizou R$ 350,1 mil em passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais custeadas pela cota parlamentar. Trata-se do maior valor entre os representantes do Paraná. Flávio Arns consumiu R$ 321,3 mil na mesma rubrica, enquanto Oriovisto utilizou R$ 85,3 mil.

O ex-juiz federal também lidera os gastos com locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis. No período analisado, o senador consumiu R$ 273,4 mil nessas despesas, valor 78% superior aos R$ 153,3 mil registrados por Flávio Arns e quase 150 vezes maior que os R$ 1,8 mil gastos por Oriovisto Guimarães.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui