O partido Rede Sustentabilidade aprovou na tarde desse sábado (12), por unanimidade, a formação de uma federação partidária com o PS0L. As duas legendas, que atuarão juntas, esperam dobrar o número de cadeiras na Câmara dos Deputados com as eleições de outubro. “Hoje, nossa expectativa é eleger pelo menos 20 deputados”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao portal Congresso em Foco. Hoje, o PSOL tem nove deputados federais e a Rede, uma parlamentar
Segundo Randolfe, objetivo da federalçai é fazer bancadas em vários Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Amapá.
A decisão foi anunciada por Rodrigues em sua conta oficial no Twitter. “Um passo importante na nossa luta contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável para o nosso povo!”, disse o senador.
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, se disse feliz pela decisão da outra legenda. “Mostra confiança no PSOL e abertura para construir um projeto de esquerda renovado”, disse, antes de ressalvar: “no PSOL o debate segue, mas esperamos concluí-lo nas próximas semanas.”
Os partidos, no entanto, ainda não bateram o martelo sobre os próximos passos para as eleições presidenciais deste ano. Federados, Rede e Psol deverão lançar um único candidato ou decidir, juntos, quem apoiar. (Do Congresso em Foco).