(por Ruth Bolognese) – O deputado Ratinho Jr., em sua já longa carreira política, transitou por quase todas as áreas , digamos, ideológicas – numa mesma campanha, a de prefeito de Curitiba, tinha o apoio do PCdoB e do PTdoB. No caso, a mudança de apenas uma letra, a de C de Comunista para o T de Trabalhista tinha uma distância estratosférica. Tanto assim que o PC do B, com 80 anos de comunismo no lombo, continua o mesmo e o PT do B, que ninguém nunca soube de onde veio e para onde vai, já se transformou no Avante.
Isso nunca foi problema para Ratinho Jr. que, ideologicamente, transita numa faixa mais larga do que a de Gaza. E sem conflito nenhum. Quando a petista Gleisi Hoffmann disputou a prefeitura, em 2007, o então deputado Ratinho fazia discursos para um mar de bandeiras vermelhas do PT e dizia que “Gleisi Hoffmann é o governo Lula em Curitiba”. Atualmente, se alguém jogar uma bandeira vermelha nos ombros de Ratinho Jr. ele é capaz de gritar: “Socorro, tirem esse bicho de cima de mim”.
Em plena campanha para o governo do Estado e sem uma grande coligação à vista, como informou hoje o Contraponto, Ratinho Jr. anda preferindo agendas mais amenas. No último sábado, de camiseta azul clara e boné branco – cores de Nossa Senhora – ajudou a italianada de Santa Felicidade, “tutti buona gente”, a mexer a famosa polenta da Festa da Uva.
Depois de muita polenta e frango, ninguém há de se preocupar com que partido, de esquerda, direita ou centro, vai poder contar em outubro. Nem mesmo o candidato Ratinho Jr.
Em Londrina quando era dono do PSC social cristão ao lado do amigo de noitadas Homero Barbosa Neto indicou um vice prefeito para o amigo do PDT.
Eles queriam aposentar os velhos políticos da elite.
Barbosa Neto foi cassado por corrupção, o vice de Ratinho o contador Joaquim Ribeiro assumiu a prefeitura da segunda cidade do Paraná.
30 dias após foi preso por receber 50 mil reais no shopping. Fugiu após a denuncia do MP e escondeu-se em SC. Preso teve que renunciar.
Ou seja, um baita articulador político.
Ratinho é Mus musculus da política paranaense.