A assessoria de imprensa da rede SBT desmente notícia segundo a qual o concessionário da rede de televisão, o apresentador Ratinho, estaria apoiando a campanha de eleição a deputado federal por São Paulo do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.
A notícia foi publicada primeiro pela revista Veja e repercutida em vários veículos – inclusive aqui no Contraponto. O suposto apoio de Ratinho a Marcos Pereira teria o objetivo de “segurar” o PRB na aliança do candidato Ratinho Jr. (PSD), filho do apresentador, depois da quebra do acordo firmado em abril de que o partido indicaria o vice na chapa.
A nota da assessoria diz o seguinte:
“Não procede a informação segundo a qual o apresentador Ratinho vai apoiar Marcos Pereira em campanha para Deputado Federal em São Paulo. As cláusulas de contratação de profissionais no SBT proíbem, de forma expressa, a participação em campanha eleitoral. Portanto, solicitamos o devido esclarecimento.”
Dela se podem extrair algumas conclusões:
- o apresentador Ratinho é simples funcionário do SBT;
- funcionários do SBT não podem participar de campanhas eleitorais de ninguém;
- o funcionário apresentador Ratinho estaria descumprindo a regra ao apoiar o filho-candidato Ratinho Jr., também funcionário do SBT;
- foi irregular, por ferir as regras “expressas” do SBT, a participação do apresentador Ratinho em campanhas eleitorais de outros candidatos (a prefeitos, por exemplo) em vários municípios do estado.