(por Ruth Bolognese) – O prefeito de São Paulo, João Dória, quer oferecer alimento granulado, de maior valor nutricional, para famílias de baixa renda com sobras da indústria e do comercio. Está recebendo críticas de nutricionistas e adversários políticos de todo o País.
Aqui no Paraná tivemos uma experiência semelhante, conduzida pela então primeira dama e secretária da Criança e Assuntos da Família, Fani Lerner. Junto com a Pastoral da Criança, Zilda Arns à frente, foi desenvolvida a Supersopa, destinada a crianças subnutridas, ou doentes, carentes de alimentação mais nutritiva.
Fani Lerner conseguiu montar uma fábrica para produzir a Supersopa, com resultados extraordinários para a recuperação das crianças. Foi feito até um estoque, com 5 mil latas, para casos de desabrigados por desastres naturais. Tinha gosto de carne e de frango e era consumida em creches públicas ou entregues a famílias de baixa renda.
Fani chegou a receber prêmios pelo programa de Governo que incluía a distribuição da Supersopa. Não era feita com sobras de alimentos, como a ração de João Dória, mas incluía produtos de alto valor calórico, e baratos, como casca de banana, por exemplo.
Depois de Fani, veio a gestão de Roberto Requião e nunca mais se ouviu falar da Supersopa. Começou, então, a era do leitinho das crianças.
A ideia da SuperSopa, louvável e adequada ao intuito, carecia de um único problema: a psicologia humana. Apesar dos resultados nutritivos, a monotonia de sua ingestão criava uma percepção, ao longo do tempo, de sensaboria, de insipidez.
Não há como comprovar o ‘consumo efetivo’ versus o ‘volume produzido/entregue’ daquela época, mas é provável que a rotina de ingerir a mesma coisa repetida vezes possa ter diminuído a adesão digestiva … :)
Fani Lerner.esposa, mulher e companheira de Jaime Lerner, mãe dedicada de duas filhas e de tantas outras crianças que estiveram nos programas sociais da Prefeitura e do Estado.
Fani, deixa saudades e sua lembrança sempre estará entre aqueles que a conheceram de perto e mesmo os que receberam seus valorosas serviços.
Como secretária na Prefeitura e no governo do estado, sempre e3xecutou suas funções e sua missão de bem servir, com dedicação e assim fez acontecer vários programas entre esses, o que hoje é citado nesta matéria.
Neste caso, o estranho é que o que um faz e dá certo os que sucedem parece não ter a mesma vontade de dar continuidade nem aprimorar os programas, fato que não há como entender as razões. Eu na minha precária inteligência poderia dizer que ocorre esta ruptura de programas , por incompetência, por inveja ou por conveniência política.
Bem, aqui o fato e outro e sim demonstrar que um programa que não é nem arremedo do mque Fani Lerner fez está acontecendo em São Paulo.
Por fim, lembro que entre tantos programas nesta área, a Fani Lerner, prticava três dos vários princípio da administração de Jaime Lerner, que são palavrinhas simples mas, fazem um grande efeito. Capacidade, Ousadia e Competência.