O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes identificados pelo Censo Demográfico 2022. Quando consideradas apenas as ocorrências em Curitiba, os nomes mais comuns entre as mulheres são Maria, que ocorre em 3,46% da população, Ana, nome de 1,67%, e Júlia, assinado por 0,46%.
Entre os nomes masculinos, João é o mais comum, com 1,52% dos habitantes da cidade. Em seguida vem José, com 1,29%, e Luiz, com 0,91%.
Quando foram considerados apenas os nomes dos curitibanos entre 2020 e 2022, os mais comuns são: Maria, Miguel, Helena, Davi, Alice, Arthur , Laura, Pedro, João e Ana.
Novakowski, Filla, Malucelli e Gnatta
Quanto aos sobrenomes com as maiores incidências em Curitiba, Silva é a maioria, com 7,97% da população. Em seguida vem Santos, de 6,49% dos entrevistados; e em terceiro Oliveira, de 4,32% dos moradores da Cidade.
Segundo o Censo 2022, há mais de 140 mil nomes próprios e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil. Mas devido às colônias dos mais diversos povos que vieram a Curitiba, existem alguns que quase só são vistos na cidade.
Exemplo são os sobrenomes poloneses Novakowski e Filla, que no levantamento aparecem apenas na Região Sul do País. Curitiba é a 7ª cidade onde mais há Novakowski e 9ª para os Filla.
Para os sobrenomes italianos, Malucelli tem em Curitiba sua 4ª maior incidência entre cidades brasileiras e Gnatta a 9ª maior.