O Partido dos Trabalhadores (PT) informou na tarde desta quarta-feira (6) que irá tomar as medidas judiciais cabíveis contra a manifestação do deputado estadual Coronel Lee (DC) feita pela manhã na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O partido, ao mesmo tempo, solicitou à Alep que seja cumprido o regimento interno e que parlamentares sejam impedidos de usar o espaço público para proferir tais ofensas e crimes.
Em nota, o PT e líderes da oposição repudiam o discurso do Coronel Lee e alertam para “a escalada de violência promovida por parlamentares bolsonaristas, especialmente em ano eleitoral, já que Lula aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto”.
Eis a nota:
“O Brasil vive capítulos difíceis em sua história com a violência e o discurso fascista, infelizmente, invadindo espaços democráticos, republicanos e de diálogo da sociedade brasileira. Nesta quarta-feira, 06/04, a sessão na Assembleia Legislativa do Paraná foi palco de mais um episódio de discurso de ódio. Durante sua fala na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Coronel Lee (DC) proferiu palavras contra a integridade física do ex-presidente Lula e de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, os ameaçando de morte.
O Partido dos Trabalhadores e a Liderança da Oposição repudiam o incentivo à violência política seja contra o ex-presidente Lula, contra seus aliados, ou contra quaisquer pessoas que desenvolvem políticas públicas e sociais.
O discurso feito pelo Deputado Coronel Lee é um alerta e gera profunda preocupação com a escalada de violência promovida por parlamentares bolsonaristas, especialmente em ano eleitoral, já que Lula aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto. O ódio não pode ser ferramenta de disputa política, nem o discurso violento como retórica, ainda mais, em um lugar que deveria ser respeitado: a casa do povo.
O PT irá tomar as medidas jurídicas cabíveis contra a lamentável manifestação do parlamentar, afim de que esses episódios não se repitam e que não fiquem impunes. Também solicitamos à Assembleia Legislativa que seja cumprido o regimento interno e que parlamentares sejam impedidos de usar o espaço público para proferir tais ofensas e crimes.
Em defesa da Democracia e contra o discurso de ódio!
Gleisi Hoffmann
Presidenta do PT Nacional e Deputada Federal
Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná
Arilson Chiorato
Presidente do PT-PR e Deputado Estadual e Líder da Oposição na Alep
Enio Verri
Deputado Federal pelo PT-PR
Zeca DirceuDeputado Federal pelo PT-PR
Bloco Parlamentar PT-PDT e Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná
Luciana Rafagnin
Deputada Estadual pelo PT-PR
Professor Lemos
Deputado Estadual pelo PT-PR
Requião Filho
Deputado Estadual pelo PT-PR
Tadeu Veneri
Deputado Estadual e Líder do PT na Alep
Goura Nataraj
Deputado Estadual pelo PDT-PR”.