Presidente do STF diz no Colégio Estadual do Paraná que a educação é prioridade real

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, realizou uma palestra motivacional para estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, nesta sexta-feira (01). Cerca de 100 estudantes do terceiro ano do ensino médio acompanharam a fala do ministro, que discorreu sobre sua trajetória, os cenários brasileiro e mundial e também sobre valores.

Com o tema “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso contou aos estudantes um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância, vivida na cidade de Vassouras (RJ), até chegar à capital fluminense, cursar Direito e, em 2013, tornar-se ministro da mais alta corte do País.

“Quase sempre que eu vou a algum estado para um encontro institucional, eu tenho procurado ir a alguma escola pública e conversar com os jovens do ensino básico, fundamental e médio para falar sobre a vida, sobre o conhecimento, sobre valores, sobre o mundo em que nós estamos vivendo e as preocupações que a gente tem que ter”, destacou o ministro.

“É uma forma de eu aprender, lidando com os jovens e entendendo o que os motiva, as preocupações da vida atual. É também uma forma de eu compartilhar um pouco da experiência, do conhecimento que eu acumulei ao longo da vida e ajudar um pouco nas escolhas dos caminhos que eles vão percorrer”, explicou Barroso.

O ministro trouxe temas importantes de atualidade, como a 4ª Revolução Industrial, a popularização da tecnologia, o uso da inteligência artificial e do machine learning; o fortalecimento da democracia no mundo, frente a guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza; além das mudanças climáticas, com o Brasil tendo, segundo o ministro, um dos maiores potenciais para liderar o movimento para redução do aquecimento global, devido às suas florestas, em especial a Amazônica.

O presidente do STF também parabenizou professores e alunos pelo fato de o Paraná ter o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País no ensino médio. “Fico muito feliz de saber que o Paraná tem o maior Ideb do País. Eu considero que a educação é a maior prioridade do Brasil, porque a deficiência na educação faz vidas menos iluminadas, trabalhadores menos produtivos, elites menos preparadas. Temos que transformar a educação não numa prioridade retórica, mas em uma prioridade real”, finalizou. (AEN; Foto: Roberto Dziura Jr/AEN).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui