O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, ao decretar luto oficial no município pela morte do deputado Bernardo Ribas Carli, divulgou mensagem de pesar. Embora militassem em campos políticos diferentes, as famílias Silvestri e Carli mantinham boas relações pessoais. A morte do deputado, disse Silvestri, é motivo de grande consternação para a cidade, pela qual Bernardo trabalhou muito na Assembleia Legislativa.
Escreveu o prefeito Cesar Silvestri Filho:
Bernardo e eu compartilhamos a mesma vocação e vínhamos construindo juntos, ao modo da nossa geração, uma parceria cujos resultados já se fazem presentes no grande momento que estamos vivendo em Guarapuava e em toda a região. Dá uma tristeza imensa vê-lo partir tão cedo, justo quando nos preparávamos para novos e ousados projetos focados no futuro de nossa cidade e do nosso Estado. Sou especialmente grato à sua participação decisiva nos avanços alcançados por Guarapuava nos últimos anos. Quero registrar ainda que todos reconhecemos a sua imensa dedicação, tanto que sofreu o acidente justamente por viver na plenitude sua vocação, já que estava a caminho de mais um encontro das comunidades às quais servia com alma e energia.
Por isso, neste momento tão triste, eu só posso pedir a Deus que conforte e alivie o sofrimento de sua família e de todos com quem ele convivia e que o admiravam. Minha solidariedade e orações também aos familiares do comandante Laércio Tavares e do copiloto, cujo nome ainda não foi divulgado.
Bernardo você vai fazer uma falta imensa a todos nós.
Guarapuava está em luto.
Cesar Silvestri Filho
Prefeito de Guarapuava