O governador do Paraná, Ratinho Junior, estabeleceu em decreto a criação do TaxiGOVPR. Trata-se de um meio de transporte oficial no deslocamento dos servidores em atividades administrativas. É semelhante ao serviço oferecido por aplicativos de transporte de passageiros.
O decreto veda a utilização de veículos oficiais para o deslocamento de agentes públicos para realização de atividades de caráter administrativo, tais como reuniões, encontros, palestras, debates ou treinamentos.
De acordo com a medida, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), vai determinar o recolhimento de veículos dos órgãos do Poder Executivo do Estado, bem como recomendar a utilização da modalidade de web conferência quando houver a necessidade da realização de reuniões ou similares.
Para a redução das despesas com deslocamento e otimização da presença de pessoal no ambiente de trabalho, os titulares, dirigentes e servidores deverão avaliar a necessidade da realização de atividades na forma presencial, dando-se preferência à realização virtual de reuniões, encontros, palestras, treinamentos, seminários e eventos similares, pelos sistemas disponibilizados ao Poder Executivo do Estado do Paraná.
Diz o decreto que “cabe ao titular ou dirigente do órgão a adoção das providências necessárias para implantação do TaxiGOVPR, tais como a formalização do contrato com a empresa responsável, disponibilização da nota de empenho, definição dos gestores, usuários e solicitação do cadastro”.
A medida do governador não se aplica “ao deslocamento em veículos de representação, bem como para a execução de atividades finalísticas do órgão, que pressupõem a utilização do veículo oficial, tais como policiamento ostensivo, transporte de detentos, resgate de vítimas, entrega de produtos e materiais, fiscalização, controle, inspeção e vigilância”.
O governo federal já adota o novo sistema de transporte oficial.
Nossa que rápido!!!!! A Cida fez isso em 2018