Pedágio virou a Geni da hora

Como sempre acontece nos anos eleitorais, o pedágio vira assunto preferido dos políticos/candidatos. Nenhum deles se arrisca a defendê-los e batem sempre em três teclas principais: 1) é muito caro; 2) obras previstas nos contratos não são realizadas; e 3) as concessionárias são um antro de corrupção e de ligações perigosas com agentes públicos, caixa 2 etc.

Lembram a Geni, da música de Chico Buarque: “Joga pedra na Geni! / Joga bosta naGeni! / Ela é feita pra apanhar! / Ela é boa de cuspir! / Ela dá pra qualquer um! / Maldita Geni!”

E não só no Paraná, não, onde as concessões no Anel de Integração são estaduais. É no país inteiro e abrange as rodovias federais concedidas à iniciativa privada nos governo Lula e Dilma, com pedágio “baratinho” em relação às tarifas cobradas no Paraná.

O assunto foi manchete hoje do jornal O Estado de São Paulo:

Concessionárias de rodovias aumentam pedágios, mesmo sem cumprir contratos

As concessionárias de rodovias federais aumentaram as tarifas de pedágio em até 70% acima da inflação mesmo com obras atrasadas e sem cumprir obrigações do contrato, como a duplicação das estradas. A acusação é do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez um levantamento detalhado das obras realizadas pelas concessionárias e confrontou essas informações com os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A agência regula as concessões nesse setor, que somam mais de 9,9 mil quilômetros, o equivalente a 15% da atual malha federal pavimentada. O TCU não afirma que haja irregularidade nos aumentos, mas acusa a ANTT de adotar uma posição conivente com os reajustes dos pedágios, favorecendo uma postura “oportunista” das concessionárias. A agência e as empresas contestam.

A conclusão da área técnica da Corte é que, apesar da “inexecução sistemática de investimentos, as tarifas não sofreram reduções significativas, tendo havido em muitos casos crescimento acima da inflação”.

Segundo o TCU, todas as concessões realizadas na década de 90 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso tiveram crescimento de tarifa acima da inflação acumulada do período em que cada concessão começou até o fim do ano passado.

Há casos em que o aumento do pedágio supera a inflação em mais de 70%. Ao mesmo tempo, essas concessionárias deixaram de executar entre 70% e 100% das obras previstas entre 2009 e 2014.

Sobre as concessões realizadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os níveis de não execução de obras chegam a mais de 76%. Sete concessionárias aumentaram o pedágio acima do índice de preços; a exceção foi a empresa que administra a BR-116/324 na Bahia, que subiu a tarifa, mas abaixo da inflação.

Quanto às concessões feitas pela ex-presidente Dilma Rousseff entre 2013 e 2014, o levantamento mostra que, apesar da paralisação das duplicações após o início da cobrança dos pedágios, em quatro das sete rodovias concedidas à iniciativa privada houve aumento das tarifas acima da inflação.

“Os contratos permitem esses aumentos abusivos e a situação fica ainda mais difícil porque a ANTT não tem condições de fiscalizar tudo”, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

3 COMENTÁRIOS

  1. Ontem nos corredores do nosso corroído DER lembrávamos de quando fazíamos efetivamente construção e manutenção de estradas. Então, nos finalmente da década de 90, veio o Paulinho Dalmaz, GilbErto e Gino Loiola etcaterva e fomos engolidos por escândalos e decepções. Vão na origem, PF e MP. Eles têm mt q esclarecer. Paulinho e Gilberto e seus IR são história…

  2. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município.

    http://www.paiquere.com.br/estado-desapropria-areas-para-obras-do-contorno-leste-de-arapongas/

    A obra terminará ANTES DA PRAÇA DE PEDÁGIO.
    NADA DE FUGA do pedágio como prometeu por 8 anos Requião que Não fez as Estradas da Liberdade sem pedágios…

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