Como sempre acontece nos anos eleitorais, o pedágio vira assunto preferido dos políticos/candidatos. Nenhum deles se arrisca a defendê-los e batem sempre em três teclas principais: 1) é muito caro; 2) obras previstas nos contratos não são realizadas; e 3) as concessionárias são um antro de corrupção e de ligações perigosas com agentes públicos, caixa 2 etc.
Lembram a Geni, da música de Chico Buarque: “Joga pedra na Geni! / Joga bosta naGeni! / Ela é feita pra apanhar! / Ela é boa de cuspir! / Ela dá pra qualquer um! / Maldita Geni!”
E não só no Paraná, não, onde as concessões no Anel de Integração são estaduais. É no país inteiro e abrange as rodovias federais concedidas à iniciativa privada nos governo Lula e Dilma, com pedágio “baratinho” em relação às tarifas cobradas no Paraná.
O assunto foi manchete hoje do jornal O Estado de São Paulo:
Concessionárias de rodovias aumentam pedágios, mesmo sem cumprir contratos
As concessionárias de rodovias federais aumentaram as tarifas de pedágio em até 70% acima da inflação mesmo com obras atrasadas e sem cumprir obrigações do contrato, como a duplicação das estradas. A acusação é do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez um levantamento detalhado das obras realizadas pelas concessionárias e confrontou essas informações com os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A agência regula as concessões nesse setor, que somam mais de 9,9 mil quilômetros, o equivalente a 15% da atual malha federal pavimentada. O TCU não afirma que haja irregularidade nos aumentos, mas acusa a ANTT de adotar uma posição conivente com os reajustes dos pedágios, favorecendo uma postura “oportunista” das concessionárias. A agência e as empresas contestam.
A conclusão da área técnica da Corte é que, apesar da “inexecução sistemática de investimentos, as tarifas não sofreram reduções significativas, tendo havido em muitos casos crescimento acima da inflação”.
Segundo o TCU, todas as concessões realizadas na década de 90 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso tiveram crescimento de tarifa acima da inflação acumulada do período em que cada concessão começou até o fim do ano passado.
Há casos em que o aumento do pedágio supera a inflação em mais de 70%. Ao mesmo tempo, essas concessionárias deixaram de executar entre 70% e 100% das obras previstas entre 2009 e 2014.
Sobre as concessões realizadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os níveis de não execução de obras chegam a mais de 76%. Sete concessionárias aumentaram o pedágio acima do índice de preços; a exceção foi a empresa que administra a BR-116/324 na Bahia, que subiu a tarifa, mas abaixo da inflação.
Quanto às concessões feitas pela ex-presidente Dilma Rousseff entre 2013 e 2014, o levantamento mostra que, apesar da paralisação das duplicações após o início da cobrança dos pedágios, em quatro das sete rodovias concedidas à iniciativa privada houve aumento das tarifas acima da inflação.
“Os contratos permitem esses aumentos abusivos e a situação fica ainda mais difícil porque a ANTT não tem condições de fiscalizar tudo”, diz Carlos Campos, coordenador de infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Ontem nos corredores do nosso corroído DER lembrávamos de quando fazíamos efetivamente construção e manutenção de estradas. Então, nos finalmente da década de 90, veio o Paulinho Dalmaz, GilbErto e Gino Loiola etcaterva e fomos engolidos por escândalos e decepções. Vão na origem, PF e MP. Eles têm mt q esclarecer. Paulinho e Gilberto e seus IR são história…
Essas agências não servem para nada além de abrigar cabides de emprego. Mais uma péssima idéia da gestão FHC.
A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município.
http://www.paiquere.com.br/estado-desapropria-areas-para-obras-do-contorno-leste-de-arapongas/
A obra terminará ANTES DA PRAÇA DE PEDÁGIO.
NADA DE FUGA do pedágio como prometeu por 8 anos Requião que Não fez as Estradas da Liberdade sem pedágios…