Oriovisto lidera ranking político financiado por Renato Feder

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma ONG financiada pelo secretário da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, a Ranking dos Políticos, aponta que o senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) lidera um ranking que dá uma nota de 0 a 10 para deputados federais e senadores com base em uma série de critérios, incluindo posicionamentos políticos, votações, assiduidade, uso de recursos públicos e acusações de corrupção. Tais critérios em geral são alinhados a pautas econômicas liberais. A informação é do jornalista Fábio Zanini, da Folha de S. Paulo.

Depois de Oriovisto, a lista dos dez primeiros colocados contempla nove deputados federais: Tiago Mitraud, Adriana Ventura, Vinícius Point, Lucas González, Paulo Ganime, Marcel van Hatten,  Alexis Fonteyne e Gilson Marques, todos do partido Novo, e Kim Kataguiri, do DEM. Outros paranaenses que aparecem com destaque no ranking: Paulo Martins (PSC0 em 21° lugar. Rubens Bueno (Cidadania), em 48° lugar, e Diogo Garcia (Podemos), em 59° lugar.

Segundo o jornalista, a iniciativa da ONG, uma forte defensora das privatizações, foi criada em 2013 por dois sócios da empresa Multilaser, do setor de eletroeletrônicos: Renato Feder, atualmente secretário da Educação do Paraná, e Alexandre Ostrowiecki. Até hoje, ambos são os principais financiadores do projeto, que vive também de doações. A equipe é enxuta, com quatro pessoas dedicadas exclusivamente ao Ranking, mais voluntários.

O ranking tem cerca de 2 milhões de seguidores no Facebook, sua principal plataforma. No Twitter, são 41 mil. Por mês, juntando site e redes, são de 5 a 15 milhões de pessoas que acessam seu conteúdo.

1 comentário em “Oriovisto lidera ranking político financiado por Renato Feder”

Deixe uma resposta