O truque para aumentar o IPTU

O vereador Felipe Braga Côrtes (foto) acredita que o prefeito Rafael Greca introduziu um “truque” na mensagem que enviou à Câmara propondo aumento do IPTU pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e mais 4% para terrenos com edificações e 7% sobre áreas vazias, mas IPCA.

O vereador lembra que a Câmara já aprovou em 2014 da proposta do então prefeito Gustavo Fruet que previa aumentos escalonados em três anos, tempo em que a corrosão da inflação passada já teria sido superada. “Não há justificativa – diz Braga Cortes – para reajuste acima da inflação”.

“Estou fazendo um pedido de informações para saber como foi feito o estudo para chegar a esses valores”, pois a proposta do prefeito não traz “um estudo com os parâmetros de avaliação”. Acrescentou: “o que vai acontecer é juros sobre juros. Teremos quatro anos de correção além do IPCA, sem ter tido uma avaliação da Planta Genérica.

2 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito precisa fazer caixa para “cumprir” com suas propostas de campanha, como … “se não sabe fazer deixa que eu faço”.
    Tá fazendo, reajustando o IPTU acima da inflação, segurando , ou suspendendo o reajuste dos funcionalismo.. Lembram quando mandou aquele “pacote” e quando se apropriou de recursos do IPMC, êle afirmava que , além de mudar a data base, os tais milhões do IPMC que ninguém sabe bem o que foi feito , se foi pego, etc a promessa e almas justificativas para aprovação daaquel pacotaço foram de quitar dívidas da gestão anterior, , mas o principal mesmo está sendo pagar comissionados que sequer sabiam : Onde era a Prefeitura, o que fazia a Prefeitura,o que deveriam fazer, tudo isso por promessas politicas a uma base de vereadores que de forma submissa aprovam o que os Prefeito deseja.
    A justificativa é de melhorar os serviços públicos, todavia já se passaram 10 meses, já estamos no primeiro 4º da gestão, e como dizem por aí eles vão mudar a cidade e agora não tem sequer como culpar outros, pois o orçamento de 2018 é dele, o governo do estado vai transferir recursos para obras, pelo menos é o que dizem .
    Agora vamos aguardar e o funcionalismo que o apoiou não pode achar ruim de não ter seus salários corrigidos sequer pela inflação, pois votaram, trabalharam para mudar, então devem acatar o que está sendo feito, assim como os eleitores também não podem reclamar deste reajuste tributário, pois votaram e elegeram o Prefeito , só que acreditaram nas suas promessas que hoje estão indo rio Belém abaixo.

  2. Se o que o vereador Felipe Braga Cortes afirma for comprovado verdadeiro, temos uma prefeito estelionatário, o tal 171, porque usaria subterfúgio para aumentar indevidamente tributo. Isso, além do mais, seria improbidade administrativa, passível de processo de impeachment. Ou estou errado ? O gestor público deve ser probo, jura pela Constituição respeitar as leis e a legalidade, não deve enganar ou mentir por palavras e obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui