(por Ruth Bolognese) –Mesmo antes do tsunami que caiu sobre o grupo do ex-governador Beto Richa, o circunstancialmente calado prefeito Rafael Greca dava sinais de que a distância seria seu caminho.
Como político nato que é, Greca anteviu uma adversária de peso para a reeleição dele em 2020. Ninguém mais, ninguém menos do que a secretária estadual da Família e ex-primeira dama, Fernanda Richa.
Nunca testada, mas sempre louvada em prosa e verso como dona de um carisma até maior do que o marido, rica, magra e bonita, dona Fernanda seria, de fato, uma adversária respeitável nas urnas para Greca.
Prova de que o prefeito já não reconhecia na família Richa uma aliada foi a negativa em nomear o substituto indicado pelo primogênito da família, Marcello, para ocupar a estratégica secretaria municipal do Esporte, que ele deixou para concorrer a uma vaga na Assembleia em outubro.
Decisão complexa a do prefeito, de negar pedido tão elementar de um aliado, já se transformando, a olhos vistos, num meio aliado. Agora, com gravações comprometedoras nas páginas, demissão do braço direito Deonilson Roldo do governo e com o juiz Sérgio Moro mandando ver nas investigações, o meio aliado caminha celeremente para se tornar um ex-aliado.
Assim é Greca desde os tempos em que ele, criatura, abandonou o criador Jaime Lerner para se aliar ao inimigo Roberto Requião. Depois abandonou o pai adotivo para se abraçar ao padrinho Beto. E agora se desgarra de Beto para devotar admiração à governadora Cida Borgheti.
Assim é Greca. Assim é a política.
Isso já era visto logo após a eleição. Agora vamos ver se o Greca passa a governar com sua equipe, se é que tem..
A mudança de alguns secretário já é hora de ser feita, principalmente aqueles oriundos do Governo do Estado que forsm plantados na Prefeitura para fazer campanha para o Beto.
Isso é fácil de identificar, é só verificar a origem anterior e muitos são da própria prefeitura e saíram do Estado justamente para sustentar a candidatura do quase senador Beto.
Rafael não pode ficar a mercê de aventureiros e isso está fazendo com que em alguns setores a administração emperre. Muitos desses aventureiros estão dando palpite onde nem sabem de qual caminhão da mudança caíram.
Muitos estavam na administração anterior e na do Ducci e saíram para o Estado em empregos de gabarito e voltam para compor a equipe do Rafael e com certeza não foram de sua escolha.
Tem alguns que no passado foram contra a administração do próprio Greca e hoje estão secretariando.
O Greca pode ter uma surpresa em 2020, com esses que inclusive são funcionários da Prefeitura.
Abre o olho Greca
Ruth, colocando o espelho do outro lado, vemos que são todos farinha do mesmo saco ou sacos da mesma farinha podre que devem ser alijados da vida pública.