Em sua visita oficial ao Québec, no Canadá, o governador assinou a renovação de um acordo firmado pelo ex-governador Roberto Requião há 20 anos. Da ministra de Relações Internacionais e Francofonia da província, Christine St-Pierre, Richa ouviu um discurso que mais parece um monumento à arte de nada dizer. Se alguém conseguir identificar na fala da ministra algo importante desenvolvido em conjunto entre o Canadá e o Paraná, ganha uma panqueca com xarope de bôrdo.
Veja a tradução para o português:
“O Paraná e o Québec dividem numerosas prioridades e são parceiros complementares, tanto no plano institucional quanto comercial. As instituições quebequenses e paranaenses estabeleceram frutíferas colaborações ao longo dos anos. A conclusão desse novo acordo, caro ao governo do Québec, dará um impulso renovado às trocas de expertises nos numerosos campos de intervenção e às relações de cooperação entre os dois territórios.”
E agora o original em francês:
“Le Paraná et le Québec partagent de nombreuses priorités et sont des partenaires complémentaires tant sur le plan institutionnel que commercial. Les institutions québécoises et paranaéennes ont établi de fructueuses collaborations au fil des années. La conclusion de cette nouvelle entente chère au gouvernement du Québec donnera un essor renouvelé aux échanges d’expertises dans de nombreux domaines d’intervention et aux relations de coopération entre nos deux territoires.”
É justo: governador “zero”, ministra “nada”.