O mapa da mina

O mapa da mina

 

(por Ruth Bolognese) – Ninguém nega a importância e a necessidade de uma estrada asfaltada ligando os centros industriais dos municípios de Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. São apenas quatro quilômetros ao custo de R$ 5,5 milhões financiados pelo BRDE. O lançamento da obra pública foi motivo de celebração para a assinatura da autorização pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, com a presença de secretários, prefeitos, deputados, empresários, conforme registro feito pela Agência Estadual de Notícias em 28 de março passado.

Então, não se trata de contestar a obra, mas apenas de constatar que, além dos trabalhadores que precisam ir e vir de um lugar para outro e facilitar o transporte de produtos entre as duas localidades, a pequena rodovia beneficia também empreendimentos imobiliários do conglomerado Green RF, dirigido pelo empresário Jorge Atherino.

O maior empreendimento, que constroi em sociedade com a família Sanson, é um loteamento com 1.800 unidades situado exatamente à margem da nova estrada. Os demais empreendimentos, loteamentos industriais e residenciais, todos com a marca Green, se espalham no entorno desse asfalto.

O mesmo método de investir numa área onde posteriormente o governo vai lançar um investimento público aconteceu em  Paranaguá: o mesmo incorporador Jorge Atherino adquiriu 13 hectares de terra um mês antes de o decreto do governador Beto Richa lançar o Eixo Modal, programa que facilita a logística de movimentação de cargas do Porto de Paranaguá.

O terreno fica à margem da BR-277, em região de Mata Atlântica, próximo a Paranaguá, mas a obra do estacionamento de caminhões que pretendia instalar foi embargada por órgãos ambientais federais e pelo Ministério Público por desmate ilegal de vegetação nativa. A família Richa, segundo investigações que o MP fez à época, seria sócia do grupo liderado por Jorge Atherino. Por isso, em razão da prerrogativa de foro do governador, o inquérito está sendo conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Beto Richa desmente com veemência qualquer ligação negocial da família com a Green Logística e considera que as suspeitas não passam de “ilações insanas”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Desvios de traçado, compra antecipada de terras, abertura de ramais, etc tudo isso sempre existiu beneficiando terceiros ou grandes proprietários; a novidade hoje é que os beneficiados são os próprios governantes ou governantes-família …

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