O filme da Lava Jato

Personagens reais e fictícios convivem entre si e travam diálogos cheios de licença poética no filme “Lava-Jato – a Lei é para Todos”, que estreou na noite desta segunda-feira em Curitiba. Portanto, que fique claro desde já: nem tudo ali aconteceu exatamente como demonstrado. Apesar das semelhanças físicas entre os personagens da ficção e da vida real, delegados invertem papéis a todo momento.

À pré-estreia do filme, num cinema de shopping, compareceram os juízes Sergio Moro e Marcelo Bretas (foto), além de todos os membros da força-tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

O jornal O Globo fala sobre o filme e diz que é “sempre melhor começar pelos méritos: os ambientes de episódios do filme são reproduzidos à risca. Do escritório de delegados da PF, do juiz Sergio Moro e casas de Marcelo Odebrecht e do ex-presidente Lula, até mesmo à tipografia usada em despachos do processo eletrônico, cenas reproduzindo CPI e depoimentos de delatores.”

E continua: “Logo no início da trama, a esposa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa quase desmaia ao ser informada que ele seria preso, pegando de surpresa investigado e investigadores. Um olhar sensível para efeitos da descoberta sobre corrupção insuspeita no seio familiar é lado pouco alcançado, até aqui, nos relatos da Lava-Jato.”

Outro ponto alto é a busca e apreensão na casa de Marcelo Odebrecht e a obsessão do delegado responsável em recolher seu celular antes que o investigado pudesse impedi-lo. De fato, informações do aparelho do empresário foram o mapa da mina que levou a maior empreiteira brasileira a sucumbir diante da investigação.

A cena de condução coercitiva de Lula traz elementos fidedignos a ponto de reforçar a hipótese de que a equipe do filme teve acesso às imagens sigilosas feitas pela PF. No entanto, é quando se aproxima de Lula que o filme comete o primeiro equívoco: o ex-presidente é retratado como sujeito carrancudo e desprovido de qualquer sinal de empatia, ignorando-se a complexidade que envolve o carisma do político petista.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/filme-da-lava-jato-ambientes-reproduzidos-risca-muitas-licencas-poeticas-21759237#ixzz4r9Vsn82v

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui