O Conselho Pleno da OAB Paraná definiu nesta sexta-feira (28) uma nova lista sêxtupla para o quinto constitucional do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), composta por maioria feminina. Foram escolhidos, entre 23 candidatos, André Viana da Cruz, Ana Claudia Finger, Mariantonieta Pailo Ferraz, Alexandre Salomão, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Luciana Carneiro de Lara. Eles pleiteiam a vaga da desembargadora Rosana Girardi Fachin, recentemente aposentada.
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, conduziu a sessão, que contou com a presença dos membros natos Eduardo Rocha Virmond, que presidiu Ordem no Paraná de 1977 a 1979, e Mansur Theophilo Mansur, que foi presidente de 1991-1993. Também participaram os membros honorários vitalícios, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, que esteve à frente da seccional de 1995 a 1997, José Augusto Araújo de Noronha (2016-2018) e Cássio Lisando Telles (2019-2021).
A relação de nomes será agora enviada ao TJ-PR, que vai elaborar a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do estado.
Processo recente
Em setembro, a seccional havia realizado outro processo de escolha de nomes a serem indicados para o TJ-PR, que se destacou pela formação de uma lista sêxtupla paritária. O advogado Andrei Rech foi escolhido pelo governador Ratinho Junior no início desta semana. (Da OAB-PR).
O nome da Desembargadora aposentada Rosana Fachin está grafado de forma errada na matéria.