O presidente Jair Bolsonaro (PSL) registra a pior avaliação após três meses de governo entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. A sondagem indica, no entanto, que 59% dos entrevistas ainda acreditam que sua gestão será ótima ou boa. Bolsonaro completa cem dias de mandato na quarta-feira (10).
Segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%). Não souberam opinar 4% dos entrevistados.
O instituto ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Antecessores de Bolsonaro nas mesmas condições tiveram melhor desempenho. Fernando Collor (então no PRN) era reprovado por 19% em 1990, enquanto Fernando Henrique Cardoso (PSDB) marcava 16% de índices ruim ou péssimo em 1995.
Os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff eram mal avaliados apenas por 10% e 7% da população ao fim dos primeiros três meses de governo.
Na série histórica, Dilma é quem teve numericamente a melhor avaliação a esta altura do mandato, com 47% de ótimo/bom em 2011.
É melhor começar com 30 % de desaprovação do Presidente Bolsonaro que esta tentando aprovar a reforma da previdência entre outras para o bem do Brasil do que iniciar como o Lula com 10% e hoje esta na Cadeia condenado por corrupção e a Dilma com 7% que foi tirada do governo por incompetência. O que estragaram em 13 anos não se arruma em 100 dias.
ENDOSSO Faruk