Norberto Ortigara assume a Secretaria da Fazenda do Paraná

O ex-secretário da Agricultura Norberto Ortigara assumiu a Secretaria da Fazenda em substituição a Renê Garcia Junior. Ortigara elencou o aumento da participação dos investimentos no Orçamento do Estado e a qualificação do gasto público como principais metas e prioridades à frente da Fazenda. “É preciso fazer isso e cuidar da solidez, criando um ambiente propício à atração de investimentos e impulsionando empregos e oportunidades”, disse.

“Quem me conhece sabe que eu me dedico há mais de 45 anos”, afirmou Ortigara, destacando seu comprometimento com a nova função. Em sua visão, cuidar das contas estaduais é crucial para garantir o bom funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança.

Ortigara também destaca a importância do equilíbrio fiscal para a obtenção da nota A em Capacidade de Pagamentos (Capag), conceito avaliado pelo Tesouro Nacional, o que facilita a obtenção de empréstimos e reduz custos de crédito para o Estado.

O secretário não se limita apenas à solidez fiscal. Ele ressaltou a importância de destravar processos burocráticos que possam prejudicar o pleno funcionamento das atividades econômicas.

Reforma tributária

“É preciso examinar a qualificação dos gastos públicos, buscando combater a evasão e a sonegação, bem como eliminar desperdícios internos e evitar sobreposições entre áreas governamentais”, diz o secretário. Tudo isso, segundo ele, com o objetivo final de aumentar os investimentos no estado.

Outro ponto-chave abordado pelo secretário foi a atenção à reformulação do sistema tributário brasileiro, cuja implementação vai ocorrer nos próximos anos, a partir da reforma aprovada pelo Congresso Nacional em 2023.

Perfil

Natural de Seberi (RS), Ortigara atuava como secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná desde 2011. Formou-se técnico agropecuário no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, ligado à Universidade Federal de Santa Maria. Aprovado em concurso público na paranaense ACARPA, hoje EMATER-PR, optou por cursar Economia na Universidade Federal do Paraná, onde ingressou em 1974, graduando-se em 1977, com pós-graduações em Economia Rural e Gestão Pública em Segurança Alimentar.

Ingressou na Secretaria da Agricultura do Paraná em março de 1978, onde ocupou diversos postos, como analista do mercado agrícola, chefe da Divisão de Conjuntura Agropecuária, diretor do Departamento de Economia Rural – DERAL em duas ocasiões, de 1989 a 1994 e de 1995 a 1998, e diretor-geral da Secretaria da Agricultura, de 1999 a 2002. (Foto: Gilson Abreu).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui