Na cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, uma pequena rua é um dos oito endereços no Brasil que homenageiam o ex-deputado federal e engenheiro Rubens Paiva. O nome do político morto na ditadura, todavia, aparece de forma incorreta. A denominação da via é Rua Marechal Rubens Paiva.
O erro foi percebido após um levantamento do G1, que mapeou todas as ruas com o nome do ex-deputado no Brasil após o destaque do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar como o melhor filme internacional.
A Rua Marechal Rubens Paiva tem duas quadras e cerca de 40 residências. Recebeu este nome quando o loteamento do Bairro Novo Mundo foi construído, ainda nos anos 90. O topógrafo Edio Riedi, que fez o mapa do Bairro, se inspirou em diversos personagens nacionais, principalmente escritores e ativistas, e quis homenagear também o ex-deputado, mas não sabe explicar como a patente de “marechal” foi incluída no nome.
“O Rubens Paiva era um nome muito falado e o pessoal da prefeitura aceitou a sugestão, mas talvez na hora de compilar os nomes algum engano pode ter acontecido e incluíram o “marechal”, não entendo o que pode ter acontecido”, contou Riedi em entrevista à RPC.
Esse erro passou despercebido por cerca de 30 anos. Agora, com o filme, a sugestão é para que o nome da rua seja corrigido. “Já mandei ofício pro prefeito para que altere pra somente Rubens Paiva ou outro personagem”, citou Edio. (Do Jornal de Beltrão).