O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin fez uma veemente defesa do direito à oportunidade para todas as pessoas e a necessidade de democratização do conhecimento em uma manifestação ao Fórum Cidadão para o Mundo, iniciado nesta quinta-feira (9) em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.
“O direito à igualdade de oportunidades, à democratização do conhecimento, à vida digna, convive com a responsabilidade de juntos edificarmos, a partir de cada casa, de cada jardim, de cada olhar, uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou Fachin em participação on-line no Fórum.
Fachin destacou que a tecnologia, os meios de informação, através de conhecimentos e valores podem dar contribuições relevantes para o fortalecimento das comunidades e de uma sociedade pautada cada vez mais por valores construtivistas e globalizados.
“Essa condição única que hoje se vive da comunicação instantânea, aproxima pessoas, veicula possibilidades de solidariedade, de afeto e de empatia. O acesso às informações é a estrada do conhecimento. É o caminho que nos liga ao lugar fundamental para termos mais cidadania, liberdade e democracia”.
O ministro pontuou ainda a importância da troca de informações instantâneas, a presença quase que simultânea de todos em todos os lugares, aproximando pessoas, veiculando possibilidades e oportunizando aos cidadãos temáticas fundamentais dentro de uma perspectiva pessoal e social.
“Por isso, venho saudar esse encontro, as boas ideias, os bons empreendimentos, como se faz em uma singularidade e universalidade de seres humanos que não mais se restringem aos limites físicos de um município, mas sim integram uma coletividade”.
O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, destacou a importância do Fórum. “É um importante evento que reúne diversos pato-branquenses que construíram carreira profissional fora daqui, mas voltaram para colaborar com o desenvolvimento do município, compartilhando suas experiências e agora estão aqui para colaborar na formação de novos profissionais para o mundo. Tenho a certeza que esses três dias de debate serão muito produtivos e enriquecedores”.
Diretor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco), coordenador do painel de Educação, que aconteceu na quinta-feira (09), às 20h, destacou que a realização de um Fórum busca promover uma reflexão sobre diversos aspectos a partir de depoimentos de pessoas que fazem parte da história passada e presente do Município.
“Pato Branco se destaca pela escolha que fez na década de 90 de mergulhar na Sociedade do Conhecimento, investindo fortemente nas instituições de ensino superior, promovendo a criação e fortalecimento de empresas de base tecnológica. Nossa cidade, de muitos títulos conquistados, proporciona a todos que trabalharam para construir este município e os que começam esta caminhada um ambiente de possibilidades infinitas”.
Programação
Nesta quinta-feira foram realizados dois painéis. O primeiro, às 15h, sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, com a coordenação do ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, e a participação de Alceni Guerra, Artur Bertol, Cláudio Petrycoski, Cleverson Brandelero, Fernanda De Negri, Gilson Ditzel, Giles Balbinotti, Moacir Bertol, Vitor Tioqueta e Vilmar Dagios. Já às 20h, aconteceu o painel sobre Educação, com a coordenação do diretor da UTFPR – Campus Pato Branco -, Gilson Ditzel, e a participação de Luiz Borges da Silveira (Especialista em Educação à Distância), Ornella Bertuol (reitora do UNIDEP) e Vitor Guerra (Diretor do UniMater).
Sexta-feira
Na sexta-feira (10) acontecem três painéis. Às 09h, sobre Mídias Digitais com a coordenação da analista da Câmara Federal e professora, Malena Rodrigues Sathler, com a participação do jornalista Ari Ignácio de Lima, do empresário André Almeida, da jornalista Jozieli Cardenal e do Frei Neuri Francisco Reinsch (Fundação Cultural Celinauta). À tarde, às 14h, tem o painel sobre Formação Política com Nilso Sguarezi, ex-deputado constituinte, e a participação de Alceni Guerra, Aldair Rizzi, Angela Padoan, Borges da Silveira, Cássio Telles, Celso Hilgert e Rafael Favetti. Já às 20h, acontece o painel sobre Saúde, com a coordenação do ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, e participação de Borges da Silveira, Angela Padoan, Celso Hilgert, Delvino Longhi, Ivânio Guerra, Lilian Brandalise e Osmar Gabriel.
Sábado (11)
No sábado, às 09h, o Fórum Pato Branco promove o painel sobre Artes Visuais, Feira de Livros e Exposições, com a coordenação do escritor e artista plástico, Gilbert Antônio, e a participação de Juliane Varaschin, Kalu Chueiri e Zilar Sabadini, seguido pela palestra com o professor e designer Rafael Camargo. Às 14h, tem o painel sobre Literatura e Sessão de Autógrafos, com a coordenação da jornalista e escritora Daiana Pasquim, e a participação do jornalista e escritor Ivo Pegoraro, professor e escritor MV. Bortolli, do jornalista e poeta Rubens Camargo e da escritora e poetiza Valéria Borges da Silveira. À noite, às 19h30, acontece o concerto sacro com o tenor Breno Bortot e o pianista Ben Hur Cionek, na Igreja Matriz.
Participação
O Fórum Pato Branco acontece presencialmente no Largo da Liberdade, em Pato Branco, e também é transmitido ao vivo através do Youtube do Fórum Pato Branco. A participação é gratuita. Também pode ser acompanhado através das redes sociais do Fórum, o @forumpato no Facebook e Instagram.
Fórum Pato Branco
O Fórum acontece entre os dias 9 a 11 de dezembro de 2021, com a participação de escritores, professores, economistas, jornalistas, médicos, advogados, engenheiros, poetas, políticos, cientistas políticos, músicos, artistas plásticos, empresários e demais personalidades de sólida formação acadêmica, de notável saber e aqueles com passagem pelos mais elevados cargos do Executivo e Legislativo do País.
O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – surge em um momento de conquistas econômicas, urbanísticas e civilizatórias do Município, quando este completa 69 anos, a fim de compartilhar experiências e conhecimentos que possam contribuir para um futuro ainda mais promissor aos pato-branquenses.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, UNIDEP, UNIMATER, UTFPR, Sebrae, Fundação Cultural Celinauta, Bela Casa Grill, Diário do Sudoeste, Hotel Regente, Think Marketing, e com o patrocínio da Atlas Eletrodomésticos, BRDE e Inplasul.