O deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) encaminhou expediente oficial ao Governo do Paraná solicitando a reativação da Feira Internacional da Indústria e Agropecuária (Expotiba), também conhecida como Feira do Paraná, que era realizada no Parque Castelo Branco, sendo considerada um dos maiores eventos paranaenses do setor com repercussão nacional e internacional.
Segundo Leprevost, “é necessário movimentar o turismo em Curitiba e nos municípios vizinhos. A reativação da Expotiba não só será importante para a divulgação da agropecuária paranaense, mas também teria um cunho ambiental e cultural, que poderá envolver as escolas visando trazer informações para as crianças sobre este importante segmento. Essa feira reunia criadores e produtores rurais, que expunham e comercializavam seus produtos, além de ser uma forte atração turística que aumentava a taxa de ocupação dos hotéis e gerava renda para todo o comércio”, disse.
Em 2014, como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Ney Leprevost já havia promovido audiência para debater a reativação da “Expotiba” que acontecia no Parque Castelo Branco, hoje Parque da Ciência.
Na oportunidade, diversas entidades ligadas a agricultura e aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba apoiaram o movimento iniciado por Leprevost. Uma delas foi a Federação dos Engenheiros Agrônomos que manifestou seu apoio à iniciativa de resgatar a Feira como estratégia para se educar o meio urbano sobre a importância da agricultura, da criação de gado, da preservação da natureza e do agronegócio. Mas, na época, a secretaria estadual de Agricultura não encampou a ideia. (Da assessoria de imprensa).