MP de Contas do Paraná elege o procurador-geral para o biênio 2024-2026

Em votação eletrônica, o procurador Gabriel Guy Léger foi escolhido por seus pares para comandar o Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) no biênio 2024-2026. Candidato único, ele obteve a totalidade dos sete votos dos demais membros do órgão ministerial que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Após a homologação da eleição, a atual procuradora-geral, Valéria Borba, oficiou o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, acerca do resultado, que será encaminhado ao governador Ratinho Júnior (PSD), autoridade competente para a nomeação, de acordo com a legislação. O resultado da eleição foi publicado nesta segunda-feira (25 de março), na edição nº 3.175 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

O MPC-PR é uma instituição autônoma, que atua junto ao Tribunal de Contas. Compete ao órgão promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das leis, no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado do Paraná e de seus 399 municípios, bem como a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, requerendo as medidas de interesse da justiça, da administração e do erário.

Gabriel Guy Léger

Curitibano, Guy Léger tem 61 anos e integra o MPC-PR desde 25 de maio de 1998. Formado em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba, possui especializações em Direito pela École Nacional de la Magistrature (ENM) e École Nationale d’Administration (ENA), cursados na França. Foi procurador-geral no biênio 2005-2006 e integrou o Conselho Superior do MPC-PR no biênio 2014-2015. (TCE-PR).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui