As críticas a militares feitas em vídeo (veja aqui) pelo escritor e filósofo Olavo de Carvalho foram ironizadas nesta segunda-feira (22) pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Ele afirmou que Carvalho deveria se concentrar no exercício da “função de astrólogo” por ser a que ele “desempenha bem”. É o que conta a repórter Mariana Haubert, do jornal O Estado de S. Paulo.
O vídeo com as críticas de Olavo de Carvalho chegou a ser compartilhado no sábado (20) pela conta oficial do presidente Jair Bolsonaro, mas foi apagado no domingo (21). Segundo Mourão, o presidente teria dito que não viu o vídeo e que ele deve ter sido publicado por outra pessoa. Um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro republicou o vídeo no domingo.
“Em relação ao Olavo de Carvalho, mostra o total desconhecimento dele de como funciona o ensino militar. Acho até bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer. E acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é a de astrólogo. Pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso”, afirmou Mourão.
Perguntado se a série de ataques feitas pelo filósofo aos militares gera um desconforto no governo, Mourão disse que o desconforto é apenas pessoal. “Olavo de Carvalho perdeu o timing e não sabe o que está acontecendo no Brasil, até porque ele mora nos Estados Unidos. Ele não está apoiando o governo e não está sendo bom para o governo”, garantiu.