Morreu nesta quarta-feira (19), aos 65 anos, em Curitiba, Pedro de Paula Filho, ex-presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas ( HC) e presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Paraná (Sinfac-PR), em decorrência de complicações causadas por um tumor no abdômen.
Natural de Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, Pedro de Paula era empresário e empreendedor, e também foi vice-presidente da Federação Brasileira de Fomento Mercantil (Febraf) e membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac).
Voluntariado
Ele iniciou o trabalho voluntário em prol do HC em 1996, ao lado da esposa Anna Maria, com quem teve os filhos Maria Luiza e Pedro Henrique. Ocupou cargos e participou de diversas atividades dos Amigos do HC até a chegar à presidência, que exerceu de 2017 a 2022.
Teve atuação marcante em duas gestões como presidente, quando a associação se fortaleceu ainda mais como uma instituição do terceiro setor. Nesse período, os Amigos do HC repassaram mais de R$ 66 milhões para a manutenção do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), maior hospital público do Estado, com reformas, revitalizações, melhorias, entregas de equipamentos de alta tecnologia, insumos e muitas outras ações, beneficiando pacientes e seu familiares e também os funcionários e médicos.
Livro e documentário
Pedro de Paula procurou estreitar a relação da associação com o Complexo HC, com o objetivo de identificar e atender as demandas em benefício da saúde, pesquisa e formação dentro do hospital. Foi também o responsável por deixar registrada para posterioridade a história dos Amigos dos HC. Em 2021, lançou, em comemoração dos 35 anos da instituição, o livro e o documentário “35 Anos de Amizade Pela Vida”, um grande marco para a organização.
Seu grande legado é a criação do programa Cedivida, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, que teve sua sede própria inaugurada na última terça-feira (18). Do portal Reinaldo Bessa; foto: Rodrigo Fonseca/CMC.