Morre o coordenador da Lava Jato no Paraná

Morreu nesta quinta-feira (20), em Curitiba, o procurador  da República Alessandro Oliveira, coordenador da Lava Jato que, no ano passado, substituiu o procurador Deltan Dallagnol. O falecimento foi confirmado pelo Ministério Público Federal (MPF), que divulgou uma nota de pesar.

Oliveira estava internado em Curitiba desde o fim de semana passado e seu estado de saúde era considerado gravíssimo. Ele vinha tratando de um linfoma pulmonar.

Com 45 anos, Alessandro José Fernandes de Oliveira era procurador da República desde 2004 e atuava no Paraná desde 2012. Foi cedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2018, chamado pela então procuradora-geral Raquel Dodge para integrar o grupo da Lava Jato.

Na PGR, deixou como um dos principais legados o desenvolvimento de um sistema interno de monitoramento de acordos de delação premiada, cujo principal objetivo é verificar pagamentos das multas e reparações, bem como o cumprimento das penas pactuadas.

Antes do trabalho na PGR, ele se notabilizou no campo eleitoral, de investigação sobre compra de votos no interior do Paraná. Autor de livros sobre a aplicação do direito na atividade policial, tinha experiência no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro.

Graduado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Paraná e em Direito pela Universidade Federal do Paraná, possuía mestrado em Direito das Relações Sociais pela mesma universidade e, desde 1996, dava aulas de direito criminal e processual penal.

No MPF, integrava as câmaras criminal e anticorrupção, órgãos internos que uniformizam entendimentos dos procuradores nessas áreas.

Em nota, o Ministério Público disse que a morte de Alessandro “deixa um vazio como coordenador, mas muito mais como amigo, companheiro e exemplo de determinação, coragem e liderança”.

“Palavras são insuficientes para homenageá-lo. A maior dedicatória que podemos fazer à sua vida é seguir seu legado de destemor, convicção e dedicação ao órgão.” (De O Antagonista e G1).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui