O juiz federal Sérgio Moro disse nesta segunda-feira (27), durante evento realizado em São Paulo, que não considera erro o fato de ter divulgado, em 16 de março do ano passado, o conteúdo do telefonema em que a então presidente Dilma Rousseff orienta o ex-presidente Lula sobre procedimentos de sua posse na Casa Civil. O áudio foi vazado, segundo o juiz, porque “havia interesse público na sua divulgação”. As declarações de Moro causaram revolta entre petistas no Congresso, tanto na Câmara quanto no Senado.
“Não cabe ao Judiciário ser guardião de segredos sombrios”, disse Moro
A divulgação do áudio com a conversa entre Lula e Dilma mudou os rumos do país. Primeiro, porque resultou na suspensão da posse do ex-presidente pelo STF, no dia seguinte ao ato presidencial – naquela ocasião, opositores da petista viram na nomeação uma forma de garantir foro privilegiado para retirar Lula das mãos de Sérgio Moro. Levado ao ar em primeira mão pela GloboNews, o conteúdo do telefonema provocou uma reviravolta também nos fatos que levaram ao impeachment de Dilma.
Dias depois, o então relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki (morto em janeiro deste ano), fez uma reprimenda pública contra a divulgação, o que levou o próprio Moro a pedir desculpas pelo procedimento. Naquela ocasião, descobriu-se que a divulgação apresentou irregularidades como a inclusão de trechos gravados depois do horário determinado pelo próprio magistrado. Além disso, como apontaram aliados de Dilma, Moro havia ferido a legislação que determina o envio ao STF de todo e qualquer elemento investigatório envolvendo chefes de Estado.
Depois de anulada a posse de Lula, Dilma se viu cada vez mais enfraquecida em sua tentativa de se manter no poder – os petistas avaliavam que, com o ex-presidente na Casa Civil, ele seria capaz de conduzir negociações que acabassem por sepultar o movimento pró-impeachment, que já ganhava as ruas àquela época. Diante da situação, Teori anulou a inclusão dos áudios no conjunto probatório referente ao suposto envolvimento de Lula no esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal na Petrobras, além do envio dos autos a Moro.
Olha seu juiz, agora eu entendo porque o senhor pediu licença na federal, o senhor nao ia conseguir encarar os alunos, os professores e os funcionarios. As pessoas que estudam e ensinam as leis, que formam pessoas tem que ser humildes, honestas e mais esforçadas. O senhor desapontou nao só as pessoas que depositavam esperança na sua conduta, mas até aqueles que viam na sua conduta uma oportunidade de tratamento igualitario, libertario e fraterno da leis para todos cidadãos. O senhor não tem mais a honra de por os pés na ufpr pq o senhor achou que conversa por telefone era um golpe eminente e que vc tinha o direito de usar o cargo para ser o herói republicano …mas vc nos jogou nessa merda que o pais está hoje, por sua causa a ufpr nao tem dinheiro para custear as bolsas permanencia de quem nao tem o que comer, mas conseguiu uma bolsa por cota na escola publica e seria esperança de rompimento de um ciclo de pobreza daquela familia, mas vc não sabe o que é ciclo de pobreza e ela nao parece ser da sua conta…má gestão do dinheiro permanece, os desvios continuam, e o senhor nao fez e nem fará nada. de herói vc conseguiu ser somente para Temer, para a sociedade que le e estuda politicas publicas, o senhor conseguiu o reconhecimento de persona não grata e afeta da justiça desigual.
“Não cabe ao Judiciário ser guardião de segredos sombrios”
Vem cá, então no meu dicionário isso se chama atuação -politica. Ha uma convergencia entre o moro e o fhc que é a tentação de falar o que eles acham que a plateia onde eles estão quer ouvir. Ou seja convicção Zero.
Da para acreditar que um juiz não se envergonha e nem esta ai para o fato dele ter atuado firmemente para tirar a Dilma ? que enfiou o pé na jaca e liberou algo captado ilegalmente? Este é o cara que quer pegar o Lula de qualquer jeito. Ferre-se a lei. Objetivo maior justifica o mal maior.
Junte-se isso como o papo pegajoso da panela da lava jato ontem no Rio e vê-se que as pesquisas incomodam muito visto que , apesar dos esforços do mp que não podemos negar em pegar O lula, o povo ja entendeu o jogo e não compra mais este papo partidario de “combate à corrupção”.
Finalizando gostaria de saber muito e isso ninguem pergunta se não haviam “segredos sombrios” nas delações que indicavam que o aecio, temer, o cunha et caterva tinham culpa no cartório e que são o que são e que fizeram o quer fizeram a ponto de impedir o moro de ir confraternizar com eles? Isso sim é sombrio.