Nativos da Ilha do Mel pedem médico para atendimento noturno

A Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo) encaminhou abaixo-assinado ao prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, para reivindicar a presença de um médico e de um técnico de enfermagem na ilha para fazer um plantão noturno. É o médico que atende na Unidade de Saúde Flora das Neves trabalha durante o dia de segunda a sexta-feira. Fora desse expediente, não há médico.

No documento, a Animpo relata o caso de um óbito ocorrido na madrugada do último dia 23 de fevereiro. Uma moradora morreu por falta de assistência.

Eis a íntegra do documento:

“Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito

Sr. Marcelo Roque

Município de Paranaguá.

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso município Paranaguá, solicitam de Vossa Excelência melhorias a Unidade de Saúde Flora das Neves; Hoje temos o atendimento ESF realizado somente durante o dia, de segunda a sexta-feira, após o expediente, a Comunidade fica abandonada, nosso intuito aqui na Ilha do Mel, como em qualquer outro lugar do mundo, ocorrem situações em que é vital um atendimento imediato por médico e técnico de enfermagem, seja para moradores, veranistas e até mesmo turistas!

Nos casos vitais, o médico e o técnico de enfermagem acionam e trabalham em parceria com a Guarda Civil, embarcação disponível para transporte marítimo até o continente, SAMU para transporte terrestre até o Hospital Regional. Em todo o processo de deslocamento da Ilha até o Hospital, a equipe de saúde local realiza o acompanhamento/monitoramento do paciente.

Precisamos que seja disponibilizado para a nossa Unidade de Saúde Flora da Neves, um médico e um técnico de enfermagem para que no período noturno, esses fiquem no alojamento de sobre aviso para atendimentos de urgência e emergência.

Hoje essa necessidade só é suprida de dezembro à fevereiro, com a Operação Verão que é realizada para atender o aumento do fluxo de turistas. Ressaltamos que fora desse período a Ilha do Mel também possui fluxo de turistas e possui seus moradores e veranistas que podem precisar de atendimento médico 24h.

Na madrugada do dia 23/02/21 (aproximadamente 2h da manhã), o que temíamos aconteceu! Tivemos um caso vital e por falta de atendimento médico imediato uma moradora nativa veio a óbito.

Diante dessa ocorrência, é de extrema necessidade da Comunidade da Ilha do Mel que essa solicitação seja atendida para evitar que tal situação reincida.

Ressaltamos, temos a estrutura predial então só falta a mão de obra e boa vontade dos responsáveis administrativos em fazer acontecer.

Na forte convicção sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todos.”

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui