Após atrair R$ 4,5 bilhões de investimentos privados ao Estado em 2023 com as missões internacionais, o Governo do Paraná promove neste mês de fevereiro a primeira viagem do ano ao Exterior. A Invest Paraná, agência de atração e captação de investimentos vinculada à Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Serviços (Seic), já tem agendadas sete viagens oficiais em 2024 – quantidade que pode aumentar ao longo do ano.
A primeira missão começa na segunda-feira (19), quando o governador Ratinho Junior (PSD) lidera a comitiva ao estado americano de Nebraska. Na sequência, serão enviadas missões para o Estado americano da Flórida, em abril; para a Suécia, também em abril; Polônia, Canadá e Nova York (EUA), em maio; e o estado americano de Iowa, em julho/agosto. Além do Nebraska, outras quatro viagens devem ser lideradas pelo governador: Suécia, Polônia, Canadá e Nova York.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destaca que em 2024 o Paraná vai não só buscar investimentos e parcerias em novos locais, como também em novas áreas comerciais. “Vamos em busca da consolidação da marca Paraná, que vem se mostrando cada vez mais importante no mercado internacional”, enfatiza.
Bekin também lembra que as missões vão em busca de investimentos para projetos prioritários do Estado, como infraestrutura. “Nessas missões, vamos desenvolver papéis importantes do Estado, como a negociação com fundos de investimentos internacionais, já que ainda temos muitos projetos de infraestrutura pela frente, como quatro lotes de rodovias para serem leiloados. Por isso temos que trabalhar essas questões com fundos internacionais nas missões”, ressalta o diretor-presidente da Invest Paraná.
Irrigação
A primeira missão oficial do ano será para o Estado de Nebraska, na região central dos Estados Unidos, de 19 a 23 de fevereiro. Na cidade de Omaha, a comitiva paranaense vai discutir soluções de irrigação para a agricultura do Paraná.
O Nebraska é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras, em especial pelo sistema pivô central, o qual foi apresentado ao governador Ratinho Junior no início de fevereiro em visita no Palácio Iguaçu de representantes da Lindsay Corporation, multinacional especializada em soluções para irrigação e infraestrutura de água que agora vai receber a comitiva paranaense nos Estados Unidos. Vão acompanhar a missão representantes de cooperativas e de empresas ligadas ao agronegócio. (AEN).