O ministro do Supremo Tribunal Federal (ST) Alexandre de Moreaes determinou nesta sexta-feira (24) a derrubada de contas bolsonaristas no Twitter. Entre os perfis, estão blogueiros, jornalistas e políticos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro.
Os perfis atingidos pela decisão do ministro envolvem os alvos de mandados de busca e apreensão feitas no âmbito do inquérito das fake news, relatado por Alexandre de Morais no dia 27 de maio. A extremista bolsonarista Sara Winter, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang e o blogueiro Allan dos Santos estão entre eles.
Em nota, o Twitter disse que “agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)”.
Eis a lista completa dos atingidos pela decisão do ministro: Allan dos Santos, Bernardo Küster, Edgard Corona, Edson Salomão, Eduardo Fabris Portella, Enzo Momenti, Luciano Hang,Marcelo Stachin, Marcos Bellizia, Otavio Fakhoury, Paulo Bezerra, Rafael Moreno, Reynaldo Bianchi Junior, Roberto Jefferson, Rodrigo Ribeiro, Sara Giromini (Winter), e Winston Lima.
Afronta – Luciano Hang é acusado de financiar ataques nas redes, o que ele nega. “Me incluíram no meio disso, o que não tem nada a ver. Se vc ler o processo, supostamente alguém falou que eu financiei. Não tem prova nenhuma”, disse ao saber da decisão. “Se postei algo ofensivo a alguém, que me processem. Não pode é derrubar a conta. É uma afronta à liberdade de expressão. Um absurdo completo.” Hang reclama que suas redes somam 8,5 milhões de seguidores e também que seu pedido para suspender as investigações até hoje não foi apreciado.