Ministro destaca papel da Itaipu na transição energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em Foz do Iguaçu (PR), que a Itaipu Binacional terá papel de liderança no processo de transição energética e na modernização do sistema elétrico brasileiro. “Queremos transformar Itaipu no grande berço de descarbonização do planeta”, afirmou.

A declaração foi feita na coletiva de imprensa que antecedeu a abertura do Fórum de Energia 2023, promovido pela Itaipu e que reuniu especialistas da área de energia do Brasil e do Paraguai, autoridades públicas e lideranças políticas. O objetivo do evento foi analisar tendências, trocar experiências e discutir os desafios e as oportunidades do setor elétrico.

Também participaram do encontro o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luís Fernando Paroli, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e os diretores-gerais de Itaipu Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarias Irun (Paraguai). A abertura foi feita pelo diretor financeiro executivo da Binacional, André Pepitone.

“Quase 90% da nossa matriz energética é limpa e renovável. E existe uma grande expectativa no mundo de o presidente Lula liderar o [chamado] Sul Global na relação com os países industrializados e monetizar a matriz energética dos países em desenvolvimento, gerando riqueza para combater as diferenças sociais que ainda são bastante latentes na nossa sociedade”, afirmou o ministro.

E completou: “Itaipu, sem dúvida nenhuma, e a Petrobras, serão as duas grandes protagonistas da transição energética no Brasil. Nós queremos integrar todas essas políticas [do setor de energia] para dar um exemplo para o mundo”.

Luís Fernando Paroli assinalou que é papel da ENBPar contribuir não só com a integração da Itaipu com a Eletronuclear, empresas controladas pela estatal, mas também com outros agentes do setor elétrico, visando o fortalecimento e o desenvolvimento rápido das fontes renováveis no País. “O Brasil, sem dúvida nenhuma, já começa a ser um exemplo para o mundo.”

Para Enio Verri, o encontro de lideranças do setor energético em Foz do Iguaçu “é uma honra e um reconhecimento do tamanho e da importância da Itaipu para o Brasil e o Paraguai”. “Não apenas no que se refere ao desenvolvimento energético, mas também econômico. Sem dúvida, esse debate abre um canal com todos os setores da sociedade”, reforçou. (Da Itaipu Binacional; Foto: Rafa  Kondlatsch/Itaipu).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui