(por Ruth Bolognese) – Mulher com senso de humor é mais difícil de achar do que homem que arrume gaveta de armário. Mas a candidata a Presidência, a sempre carrancuda Marina Silva, está em mídia training para lançar tiradas de humor durante a campanha presidencial. É mais ou menos como impedir Ciro Gomes de falar palavrão. Ou ensinar simpatia para Henrique Meirelles e personalidade a Geraldo Alckmin.
E vamos lá, se tiradas de humor dessem votos, o finado Bussunda teria virado Presidente do Brasil fácil, fácil.
Estamos chegando à fase dos marqueteiros eleitorais. A partir de agora e até outubro, eles vão determinar o guarda-roupa, o que pensam e como se expressam os candidatos.
Em alguns casos dá certo, como Lula Paz e Amor, de Duda Mendonça. Em outros, dá com os burros n’água, como Michel Temer, aconselhado pelo seu marqueteiro há 15 anos, Elsinho Mouco, a visitar os escombros do incêndio no muquifo de moradores de rua em São Paulo.
Depender de marqueteiros é, sempre, um perigo, ao qual a grande maioria dos candidatos se submete a preço de ouro.