Lula, o leitor voraz e profundo

Para quem já o ouviu confessar não ter lido um livro inteiro na vida, é surpreendente saber o ex-presidente Lula já está lendo o seu terceiro desde o dia 7 de abril, quando foi acomodado e isolado numa sala especial na sede da Polícia Federal em Curitiba. Não são livros de autoajuda nem romances. São leituras de textos profundos, pesados, que induzem à reflexão sobre o destino da humanidade.

O primeiro que leu foi “A elite do atraso – da Escravidão à Lava Jato“, em que o autor, Jessé de Souza, desenvolve a tese de que todos os males do Brasil decorrem do sistema escravocrata que vigorou no país até o século 19.

Resumidamente, Jessé advoga a ideia de que “o problema do Brasil não estaria na corrupção herdada dos portugueses, mas na escravidão. Não estaria na maneira como fomos colonizados e sim na estrutura do sistema escravocrata implantado por aqui. E estaria, sobretudo, na desigualdade gerada por um projeto de país que, para funcionar, precisa manter grandes distâncias entre as classes pobres e as abastadas.”

Este livro Lula já terminou de ler e em seguida pegou “Quem manda no mundo“, do filósofo e linguista norte-americano Noam Chomski.

Segundo os senadores que o visitaram nesta quarta-feira (17), o ex-presidente lê agora “Homo Deus“. Não é uma autobiografia. A obra é de autoria de Yuval Noaj Harari, que combina ciência, história e filosofia para entender quem somos e descobrir para onde vamos.

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, a Lula é concedido o direito – como a qualquer preso comum – de reduzir 1 dia de pena a cada três de leituras. Como leu vorazmente durante os dez primeiros dias de isolamento, o ex-presidente já reduziu três dias o prazo para cumprir a pena em regime fechado.

6 COMENTÁRIOS

  1. “A elite do atraso – da Escravidão à Lava Jato“, este livro estava faz parte do acervo da PF (onde ele cumpre pena)?

    (não sendo o Olavo de Carvalho) Ler faz bem, como podem criticar o “isolamento” (o processo tudo bem tem seus pormenores, mas o isolamento é um presente, ou preferia estar no sistema comum superlotado)? …
    Ele está trancado numa cela mas acaba de abrir um mundo completamente novo.
    George Orwell e Aldous Huxley podem lhe fazer muito bem ou muito pelo contrario…

  2. Alguns comentarista deste Blog necessitam de tratamento especializado…. os comentários são repetitivos e marcam uma imbecilidade enorme, próprio das alcunhas que eles assumiram….motoqueiro infernal,,…zangado… Outros não entenderam o processo que estamos vivendo….

  3. Esta pessoa precisa de ajuda psiquiátrica um mentiroso voraz que esta pagando caro pelo mal que fez a todos que votaram nele, anteriormente se achou dono da verdade e da justiça, que nada lhe seria imputado, mas creio num ser maior neste universo e cada um paga pelo que fez, parabéns Sr Luiz Inácio da Silva, sua verdadeira face veio a publico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui