Para quem já o ouviu confessar não ter lido um livro inteiro na vida, é surpreendente saber o ex-presidente Lula já está lendo o seu terceiro desde o dia 7 de abril, quando foi acomodado e isolado numa sala especial na sede da Polícia Federal em Curitiba. Não são livros de autoajuda nem romances. São leituras de textos profundos, pesados, que induzem à reflexão sobre o destino da humanidade.
O primeiro que leu foi “A elite do atraso – da Escravidão à Lava Jato“, em que o autor, Jessé de Souza, desenvolve a tese de que todos os males do Brasil decorrem do sistema escravocrata que vigorou no país até o século 19.
Resumidamente, Jessé advoga a ideia de que “o problema do Brasil não estaria na corrupção herdada dos portugueses, mas na escravidão. Não estaria na maneira como fomos colonizados e sim na estrutura do sistema escravocrata implantado por aqui. E estaria, sobretudo, na desigualdade gerada por um projeto de país que, para funcionar, precisa manter grandes distâncias entre as classes pobres e as abastadas.”
Este livro Lula já terminou de ler e em seguida pegou “Quem manda no mundo“, do filósofo e linguista norte-americano Noam Chomski.
Segundo os senadores que o visitaram nesta quarta-feira (17), o ex-presidente lê agora “Homo Deus“. Não é uma autobiografia. A obra é de autoria de Yuval Noaj Harari, que combina ciência, história e filosofia para entender quem somos e descobrir para onde vamos.
Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, a Lula é concedido o direito – como a qualquer preso comum – de reduzir 1 dia de pena a cada três de leituras. Como leu vorazmente durante os dez primeiros dias de isolamento, o ex-presidente já reduziu três dias o prazo para cumprir a pena em regime fechado.
“A elite do atraso – da Escravidão à Lava Jato“, este livro estava faz parte do acervo da PF (onde ele cumpre pena)?
(não sendo o Olavo de Carvalho) Ler faz bem, como podem criticar o “isolamento” (o processo tudo bem tem seus pormenores, mas o isolamento é um presente, ou preferia estar no sistema comum superlotado)? …
Ele está trancado numa cela mas acaba de abrir um mundo completamente novo.
George Orwell e Aldous Huxley podem lhe fazer muito bem ou muito pelo contrario…
Alguns comentarista deste Blog necessitam de tratamento especializado…. os comentários são repetitivos e marcam uma imbecilidade enorme, próprio das alcunhas que eles assumiram….motoqueiro infernal,,…zangado… Outros não entenderam o processo que estamos vivendo….
Gostaria de sugerir uma leitura ao senhor Luis Inácio: Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos.
Não tenho pena, se não fosse corrupto, não estaria preso. Que pague (bem pago) pelos crimes que cometeu!
Esta pessoa precisa de ajuda psiquiátrica um mentiroso voraz que esta pagando caro pelo mal que fez a todos que votaram nele, anteriormente se achou dono da verdade e da justiça, que nada lhe seria imputado, mas creio num ser maior neste universo e cada um paga pelo que fez, parabéns Sr Luiz Inácio da Silva, sua verdadeira face veio a publico.
Quem não leu antes, cumpre pena depois. (Caninha da Silva)