O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, é mais bem avaliado por líderes do Congresso Nacional o que o presidente Jair Bolsonaro. Um levantamento feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do portal Congresso em Foco.
mostra preferência dos parlamentares pela atuação de Mourão. Em uma escala de 1 a 5, as 70 lideranças entrevistadas deram nota 2,9 ao vice-presidente. Já o presidente ficou com média de 2,4. Mesmo congressistas da base do governo atribuem notas medianas a Bolsonaro e preferem o vice ao presidente. Bolsonaro tem melhor desempenho entre deputados. Mourão, entre os senadores.
De acordo com o Painel do Poder, mesmo entre membros autodeclarados da base, há aqueles que atribuem nota 3 (mediana) ao presidente. Entre a oposição as notas se concentram exclusivamente em 2 e 1, ou seja, nenhum oposicionista avalia sequer medianamente o presidente da República.
Mourão é mais bem avaliado que Bolsonaro pelos principais líderes do Congresso desde a primeira rodada do Painel do Poder durante o atual governo. A média do vice oscilou entre 2,9 e 3,1 nesse período. Já o presidente alcançou sua melhor média em setembro de 2020 (2,6), enquanto se aproximava do Centrão e reduzia seus ataques ao Congresso. Nas demais pesquisas, ficou com nota entre 2,4 ou 2,5, na escala de 1 a 5.
A nova onda do Painel do Poder foi feita entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões ou frentes parlamentares, líderes de bancada e formadores de opinião na Câmara e no Senado. Foram entrevistados nesta edição 70 deputados e senadores, considerando-se a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.
Como mostrou o Congresso em Foco mostrou na última sexta-feira(29), Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, é considerado pelos líderes o pior ministro de Bolsonaro, seguido de Ricardo Salles, do Meio Ambiente. Já Tereza Cristina, da Agricultura, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, aparecem empatados como os dois melhores integrantes do ministério. (Do Congresso em Foco).
O mourão é legal, meio querido, é inteligente, tem um humor fino, chegou a general né!!!
Mas ele não foi eleito, o brasileiro gosta de um. Canastrão, não votaria no mourão.
Mourão não deve estragar sua carreira brilhante e impecável até aqui, agindo como um golpista!