O deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para lembrar do Dia do Conciliador e do Mediador Judicial e Extrajudicial, comemorado dia 5 de maio no Paraná. Na oportunidade, estava presente o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, (TJPR) desembargador José Laurindo Netto.
Vale destacar que a partir do novo Código Civil, a mediação e a conciliação ganharam força no judiciário brasileiro, já que as audiências devem fazer parte da fase inicial do processo.
No Paraná, são cerca de mil conciliadores e mediadores, sendo que 614 atuam nos Juizados Especiais e 357 nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC’s), segundo o Tribunal de Justiça. A mediação e a conciliação são métodos adequados de solução de conflitos que contribuem para o envolvimento direto das partes na solução do litígio e a efetividade do cumprimento de um eventual acordo.
Durante seu pronunciamento, Leprevost enalteceu o trabalho do atual presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tomasi Keppen e pediu união dos deputados estaduais para lançar o nome do ex-presidente, desembargador José Laurindo Netto para uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“O desembargador José Laurindo de Souza Netto sempre revelou, ao longo de sua trajetória, um espírito inovador, justo e moderado. Sua atuação sempre se pautou pela celeridade e pela busca da resolução consensual das demandas”, disse Ney Leprevost. (Foto: Orlando Kissner/Alep).