(por Ruth Bolognese) – Na Alemanha os professores são os profissionais mais bem pagos do mercado. Sempre foi assim. E recentemente, juízes e médicos foram à primeira ministra Angela Merckel com reivindicações de salários, ou pelo menos a uma equiparação com os professores. E ela teve uma saída magistral:
– “Ora, como vou pagar salários mais altos para vocês se são os professores que os ensinam ?”
http://www.boatos.org/mundo/merkel-professores-maiores-salarios.html
Triste este país em que se repetem estas mensagens feitas para consumo instantâneo de redes sociais como se fossem verdades ( talvez seja humor, porque obviamente a Angela Merckel nunca disse isso… mas talvez o meu humor nao seja tão evoluído…talvez sejam aquelas pitadas de moralismo idealizado). É obvio que os professores não são os trabalhadores com melhor remuneração da Alemanha (é verdade sim que na europa em geral a desigualdade entre salários é menor). Qualquer pesquisa comparativa mostra que os professores em nenhum lugar do mundo estão no topo da pirâmide financeira…já os juizes…rsrs…os de entrancia inicial ganham pelo menos o dobro que os professores na Alemanha…
Caro sr Bandini,
A história da frase da primeira ministra alemã, Angela Merckel, me foi trazida pela Ana Clara, minha filha, que é professora do Colégio Bom Jesus, de Curitiba. Está sendo compartilhada pelo professorado do Paraná inteiro. Achei emocionante, na mesma proporção que me comove acompanhar o desvelo da Ana ao alfabetizar a criançada por um salário que não chega nem perto do que ganha um Juiz ou um médico.
A poderosa ministra alemã, se não disse tal frase, bem que poderia ter dito. No País dela, o salário do professor se equipara as demais profissões e isso explica em grande parte o fato da Alemanha praticamente sustentar a zona do Euro depois de ter sido arrasada por duas Guerras. Meu neto Pedro estudou lá por um ano, aprendeu o alemão e nos conta que o professor tem um status incontestável. É tratado com respeito absoluto, tanto pelo Estado como pela sociedade.
A intenção, ao contar histórias trazidas pelo dia-a-dia, é sempre mostrar o lado dos profissionais honestos, que conduzem o Brasil real sem falcatruas, esquemas, etc etc , mesmo ganhando aquém do que merecem.
De qualquer forma, obrigada pelo alerta,
Ruth Bolognese
Prova cabal da total inversão de valores sociais vigente no Brasil