Justiça afasta o prefeito de Umuarama; vice assume

O prefeito de Umuarama, no Noroeste do Paraná, Celso Pozzobom (PSC), foi afastado do cargo depois de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O pedido de afastamento foi feito pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Com o afastamento de Pozzobom, o governo municipal passa para a responsabikudade do vice-prefeito, Hermes Pimentel da Silva (PSDC).

Segundo o MPPR, o pedido de afastamento foi feito no âmbito da Operação Metástase, que investiga desvio de R$ 19 milhões de recursos da Fundação Municipal de Saúde.Em maio último, Pozzobom foi alvo de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na casa e no gabinete do prefeito.

De acordo com o Ministério Público, o pedido de afastamento é uma das medidas cautelares que estão em uma denúncia oferecida pelo órgão. O processo tramita sob segredo de Justiça.

Operação

O MPPR afirmou que as investigações começaram no início de 2020. Há indício de fraudes em licitações, com superfaturamento de contratos, emissões de notas fiscais frias, depósitos em contas de investigados e terceiros.

As investigações indicam a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica. Empresas ligadas ao grupo eram beneficiadas no esquema, de acordo com o Ministério Público.

Além do prejuízo estimado em R$ 19 milhões, os promotores apuraram que desvios de recursos de entidades filantrópicas, que prestam serviços médico-hospitalares, foram usados para compra de equipamentos náuticos e construção de uma casa de veraneio em Porto Rico, também no Noroeste.

Após a operação, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), disse em entrevista coletiva de imprensa que desconhecia desvios e que apoia a investigação.

Atualmente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também apura as supostas irregularidades na Câmara de Umuarama.(Do G1 Paraná).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui