Juízes solidários com procurador que pediu “Fora Temer”

Juízes solidários com procurador que pediu "Fora Temer"Por ter pronunciado o grito de “Fora Temer!” ao final de um discurso em fevereiro, o procurador Olympio Sotto Maior Neto, do Ministério Público do Paraná, recebeu um tiro que não esperava: o Conselho Nacional do Ministério do Público decidiu abrir processo disciplinar contra ele, prevendo pena de advertência. O CNMP considera que ele feriu as normas de comportamento que se espera de um membro da categoria.

Em sentido contrário, no entanto, Olympio tem recebido solidariedade de vários setores. Foi o que fizeram associações independentes de juízes, juristas e advogados de todo o país que, em conjunto, postaram nas redes sociais um manifesto em que se dizem preocupadas com o fato de “mesmo após a superação do regime de exceção instaurado no país em 1964, marcado por constantes violações à dignidade da pessoa humana, os direitos e garantias fundamentais continuem a sofrer sérias restrições, em manifesto retrocesso e ofensa ao Estado Democrático de Direito inaugurado em 1988.”

Ao final de sua longa nota, as entidades dizem esperar que seja garantida a Olympio seu “direito fundamental à liberdade de expressão e pensamento enquanto cidadão e Procurador de Justiça, impedindo-se manifesto retrocesso.” (https://www.facebook.com/ajd.brasil/posts/787838234754784:0)

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Seja em formatura de tecnologia mecânico no Senai seja em direito na UFPR …todo discurso de formatura que fui desde 2016 escuto fora Temer no final…ahahha já é um meme gente…. é até divertido… todos aplaudem a seguir…pq é óbvio: FORA

  2. Não conheço, não sei de quem se trata, pois somente vi as matérias sobre o caso.
    “Fora Temer”, é uma expressão nacional, o que também compartilho, pois com todas as complicações que mostra um “desejo” comum e só nos “ocorre” dizer esta frase.
    Agora o que chama atenção são as manifestações e principalmente aqueles que colocam o famoso “estado de direito”, a “livre expressão e pensamento”, o “direito de
    nos manifestarmos” , enfim todas essas frases de impacto que estão falando e acho que sempre apropriadas.
    Agora quando se fala da postura de alguém contrário ao regime do PT, dos demais partidos de esquerda, o mundo desaba e as pessoas são chamdas de “intolerantes, fascistas,reacionários ” e mais ameno é “conservador”.
    Então quando vejo umas defesas neste caso, comparo com a postura de outros que se dizem progressistas, liberais como Lindbergh, Gleisi e iutris que se julgam os donos da verdade.
    Por mais direito a livre manifestação que o DD Procurador possa exercer, vejo como algo fora do cintexto em função de seu cargo, pois imaginem se ele fosse o agente ministerial num processo contra Temer. Será que não estaria impedido em virtude de uma manifestação dessas. Vejam que quando um juíz manifesta uma opinião antecipada fica impedido, quando um Ministro do STF vem da sua origem profissional como advogado de um partido ou de um presidente , também deveria se lançar como impedido, então mesmo com o seus direito de manifestação, acho e aí´é opinião, direito de minha manifestação que o procurador fei no mínimo inoportuno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui