Juíza suspende divulgação da pesquisa eleitoral em Curitiba

Está suspensa a divulgação de pesquisa eleitoral em Curitiba que seria feita nesta quinta-feira (8) pela Atlas/Intel. A decisão é da juíza eleitoral Giani Maria Moreschi, que atendeu a um pedido da Federação PSOL/Rede sob alegação de uma série de irregularidades tanto na situação da empresa responsável pela pesquisa, como falta de registro no Conselho Regional de Estatística da 4a Região.

A Atlas/Intel, todavia, já registrou outra pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PR-02237/2024, que será divulgada na terça-feira (13).

Multa

A magistrada concluiu que vislumbrava que “o fumus boni iuris está demonstrado pela presença de vícios no registro da pesquisa que comprometem sua legalidade e confiabilidade. O periculum in mora é evidente, pois a divulgação de uma pesquisa com vícios de formalidade e potencialmente imprecisa, pode causar um impacto negativo e irreversível no equilíbrio e na higidez do pleito eleitoral”.

A juíza eleitoral informa que “ DEFIRO o pedido liminar e DETERMINO a imediata suspensão da divulgação da pesquisa sob registro PR-09414/2024, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (art. 16, §1º, da Resolução TSE n. 23.600/2019).”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui