Em cerimônia realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nessa terça-feira (12), em Brasília, o juiz paranaense Frederico Mendes Júnior foi empossado no cargo de presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2023-2025.
O magistrado agradeceu o empenho da gestão que se encerra, liderada pela juíza Renata Gil, e disse que o objetivo dos novos dirigentes é dar continuidade às boas ações desenvolvidas, adaptando-as à realidade atual.
Autoridades dos três poderes e do Ministério Público prestigiaram a posse dos novos dirigentes da AMB. |
Um dos desafios citados por Frederico Mendes Júnior são os ataques que têm sido feitos ao Judiciário e aos magistrados. Para ele, é fundamental que a AMB exerça um papel firme na defesa das prerrogativas constitucionais dos juízes e de sua atuação.
“Há muito a ser feito. Precisamos de combatividade para enfrentar os desafios da magistratura”, comentou o novo presidente da AMB. Ele afirmou que a vitória nessa luta depende da união de todos e conclamou os juízes para uma gestão participativa e inclusiva.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que participou do ato de posse, descreveu Frederico Mendes Júnior como um autêntico paranaense cujo currículo é marcado por dedicação e bons serviços prestados ao Estado e à magistratura. A referência à atividade do novo presidente da AMB no Paraná também foi destacada por outras pessoas presentes ao evento.
O presidente empossdado era o coordenador da Justiça Estadual da AMB desde 2017. Ingressou na Magistratura paranaense em 1998. No TJ-PR, exerceu a função de auxiliar da presidência no biênio 2011/2012. Presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) de 2014 a 2017. (Do STJ).