Itamaraty deixará de ser casa do MST, diz chanceler

O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou que o novo Itamaraty terá um Departamento do Agronegócio, que trabalhará em parceria com o Ministério da Agricultura para abrir mercados aos produtos brasileiros. “Nos governos petistas, o Itamaraty foi a casa do MST. Agora estará à disposição do produtor”, escreveu o futuro chanceler no Twitter, segundo registra o site Congresso em Foco.

Araújo fez uma alusão indireta a críticas como a de que o Brasil, ao anunciar que mudará a sede da embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, arriscará seu comércio com países árabes. Na última quarta (18), a Liga Árabe prometeu retaliações se a embaixada realmente for mudada. O futuro chefe do Itamaraty defende que o país tenha “voz e opinião própria” para se fazer respeitar no mercado internacional.

“O Brasil não deixará de exportar frango e soja, carne e açúcar, mas passará a exportar também esperança e liberdade. O fato de ser uma potência agrícola não nos proíbe de ter ideais e de lutar por eles”, escreveu o indicado para o ministério pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Araújo, as embaixadas no Brasil pelo mundo serão orientadas a “promoverem os produtos agrícolas brasileiros ativa e sistematicamente”, assim como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

3 COMENTÁRIOS

  1. Para quem tem curiosidade, a escola de diplomatas expõem as melhores e as piores provas dos alunos do instituto Rio branco, pois passar no concurso não é o suficiente, vc cursa dois anos de intensos estudos, justamente para evitar gafes como um chanceler desses…de uma olhada nas provas aldo, vc tão patriota verá que as provas estão com os nomes, veja quem é esse chnaceler na direcao das relacoes do gigagte que vc fala…. aliás mesmo com assessor fabtasma, fakenews, acordo com pastores, vc insiste que está vendo algo novo no planalto??? Ah faz – me rir? Vc tem 65 anos? 6,5?

  2. Esquece o PT e o MST…ganharam as eleições e agora vai ter que trabalhar…. Vamos lá…o Mercado Internacional de Alimentos deve ser igual a 25 de março…. é só colocar uma banca e vendemos tudo ( é ironia…)

  3. A pujança é a configuração natural do Brasil. Tentaram, ao extremo, derrubar o gigante, mas ele por seu povo resistiu e agora mostrará quem de fato somos e mais, do que somos capazes. Filho teu não foge á luta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui