Curitiba ficou menos transparente

Curitiba é a 3ª capital com os melhores índices de transparência ativa e passiva do Brasil, de acordo com avaliação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para mensurar o grau de transparência pública de municípios e estados brasileiros em 2018. A cidade ficou um pouco mais opaca nestes últimos três anos: em 2015 ela figurava em 1.º lugar, com nota 10.

Agora, com 9,67 pontos na avaliação, a capital paranaense ficou atrás de Vitória (ES), que lidera o ranking com 9,85 pontos, e de Recife (PE), com 9,76 pontos. Apesar de ocupar o 3º lugar entre as capitais, na lista geral dos municípios Curitiba fica cai para o 9º lugar. Posição pior que a do município de Sarandi, localizado na região metropolitana de Maringá, que recebeu nota 9,67 na avaliação da CGU, de acordo com levantamento do site livre.jor.br.

A pesquisa Escala Brasil Transparente analisa a situação de 1.613 entes federativos – 26 estados, 1.586 cidades e o Distrito Federal. Para executá-la, os responsáveis fizeram a cada ente federativo quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. A quarta solicitação de informação foi a respeito da regulamentação local do acesso à informação. O objetivo foi verificar o desempenho, o cumprimento às normas legais e a efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui