Inflação tem alta de 0,93% em março e ultrapassa o teto

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A inflação oficial registrou crescimento de 0,93% em março, a taxa mais alta para o mês desde 2015, quando atingiu 1,32%. O índice acumula variação de 2,05% no ano e de 6,10% nos últimos 12 meses, ultrapassando o teto da meta da inflação estabelecido pelo Banco Central (BC).

Os principais impactos vêm dos aumentos nos preços de combustíveis (11,23%) e do botijão de gás (4,98%).

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A gasolina foi o item que contribuiu com o maior impacto no IPCA de março . “Foram aplicados sucessivos reajustes nos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias entre fevereiro e março e isso acabou impactando os preços de venda para o consumidor final nas bombas”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. A gasolina nos postos teve alta de 11,26%, o etanol, de 12,59% e o óleo diesel, de 9,05%.

São Luís (MA) teve a menor variação (6,32%), dentre as 16 localidades pesquisadas, no preço da gasolina ao consumidor. Já o Rio de Janeiro (RJ) foi onde os motoristas mais sentiram no bolso (14,45%) esse reajuste. (Metrópoles).

Deixe uma resposta